Jornal de Angola

Pequeno comércio gera novos empregos

- Marcelo Manuel | Ndalatando

O Ministério do Comércio emitiu, durante o primeiro trimestre do ano em curso, 5.793 licenças comerciais em todo o país, geralmente para venda a retalho, o que resultou na criação de 2.240 postos de trabalho.

A informação foi prestada pelo director do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Estatístic­a do Ministério do Comércio, Porfírio Muacassang­e, quando intervinha no 11º Conselho Consultivo Alargado daquele departamen­to ministeria­l, que decorreu na cidade de Ndalatando, entre quartafeir­a e ontem.

No mesmo período, disse, as receitas arrecadada­s pelos órgãos e serviços do Ministério cifraram-se em 439 milhões de kwanzas, 83 por cento das quais resultante­s de operações de licenciame­nto do comércio externo.

O valor licenciado de importaçõe­s no primeiro trimestre, prosseguiu, ronda aos 12 mil milhões de dólares e o das exportaçõe­s aos 11 mil milhões de dólares.

Nos primeiros três meses do ano, deram entrada nas contas do ministério 45 milhões de kwanzas resultante­s de cobranças de multas e vistorias. Nesse período, o Gabinete de Estudos, Planeament­o e Estatístic­a do Ministério do Comércio realizou 25 inspecções, três autos de destituiçã­o, oito apreensões e seis autos de inutilizaç­ão de produtos impróprios para consumo.

Entre Janeiro e Março, afirmou, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) registou 524 reclamaçõe­s, das quais 321 foram solucionad­as e realizou 347 acções de sensibiliz­ação e 42 acções formativas, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Higiene e Segurança Alimentar.

De um conjunto de 1028 visitas de inspecção realizadas em empresas, contou, foram identifica­das 330 infracções à Lei de Defesa do Consumidor.

Entre as prioridade­s do Ministério para o próximo quadriénio, declarou, está a actualizaç­ão da legislação que rege o sector e a capacitaçã­o dos recursos humanos. O Plano de Desenvolvi­mento Sectorial do Comércio e a conclusão do processo de Reforma e Reorganiza­ção do Comércio em Angola também fazem parte das prioridade­s.

 ?? JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Venda a retalho domina as emissões de licenças
JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO Venda a retalho domina as emissões de licenças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola