Jornal de Angola

Angola deve fazer esforços adicionais

- Victorino Joaquim

A estratégia da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) para equilibrar os preços do crude no mercado internacio­nal requer de Angola um esforço que eleve os níveis de produção de 1,5 milhões de barris por dia (bpd) para 1,673, declarou ontem o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos.

Diamantino de Azevedo disse à imprensa, no final do I Conselho Consultivo do pelouro, realizado de quinta-feira até ontem, em Luanda, que, no quadro da estratégia adoptada na reunião ministeria­l que ocorreu na semana passada em Viena, Áustria, a OPEP pede que os países membros com as maiores quotas baixem a produção, enquanto os outros devem elevá-la.

A quota de produção atribuída pela OPEP a Angola exige um aumento da extracção em mais de 170 mil bpd, o que se torna necessário investimen­tos, afirmou o ministro em declaraçõe­s à imprensa, em Viena, que não constitui problema para a indústria petrolífer­a angolana.

Relativame­nte à formação de quadros para o sector, um tema debatido durante o Conselho, o governante disse que o sector precisa de mais técnicos de nível básico do que superior, numa abordagem em torno do sector que ocorre pela primeira vez neste sector, que emprega menos de 1,00 por cento da força de trabalho activa, mas gera a maior percentage­m do Produto Interno Bruto do país.

A pirâmide de gestão para a indústria petrolífer­a prevê, para execução das operações, equipas constituíd­as por um técnico superior, cinco técnicos médios e 15 técnicos básicos. “Temos é que melhorar cada vez mais o nível de qualidade do ensino que já alcançamos no instituto de petróleos em funcioname­nto, aumentar o nível de capacidade dos docentes e inserir novos cursos”, acrescento­u o ministro.

Durante o encontro, os participan­tes debateram temas como o “Plano de desenvolvi­mento para o sector dos Recursos Minerais e Petróleos”, “Segurança industrial e ambiente”, analisaram as actividade­s desenvolvi­das em 2017 e perspectiv­aram as acções para 2018.

 ?? JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro falou à imprensa no final do Conselho Consultivo
JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro falou à imprensa no final do Conselho Consultivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola