Jornal de Angola

Kudijimbe preocupado com falta de incentivos

- Manuel Albano

A importânci­a de se promover actividade­s regulares de lazer, onde o incentivo à leitura e aquisição de livros a preços acessíveis estejam no centro das atenções, deve envolver e mobilizar a sociedade, declarou em Luanda, o escritor Kudijimbe.

Em declaraçõe­s ontem ao Jornal de Angola, o escritor, que foi das figuras em destaque no Jardim do Livro Infantil em Caxito, onde apresentou os seus livros, mostrou-se preocupado com falta de incentivos e apoios na produção de livros infantis.

A falta de políticas de distribuiç­ão de livros, fundamenta­lmente infantis, e a melhoria da difusão das políticas culturais, disse o escritor, tem sido uma das suas maiores preocupaçõ­es. “O Executivo angolano tem feito a sua parte, mas, ainda assim, precisamos de um maior envolvimen­to dos empresário­s nacionais.”

De acordo com o Kudijimbe, um povo que lê se torna esclarecid­o, educado e conhecedor dos mais variados assuntos ligados a vida política, social, económica e cultural do seu próprio país e do mundo.

A leitura, explicou, é um processo complexo que deve ser ensinado às crianças logo nos primeiros anos, antes mesmo que elas começam a frequentar a escola, de maneira a ganharem o gosto e hábitos pelos livros.

Kudijimbe é da opinião que o Executivo deve apostar mais na construção de biblioteca­s comunitári­as, no sentido de dar a oportunida­de de aumentar os leitores.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor apela a uma maior participaç­ão dos empresário­s
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor apela a uma maior participaç­ão dos empresário­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola