Jornal de Angola

EUA avaliam retirada de tropas da Alemanha

-

Os EUA estão a avaliar a retirada de tropas norte-americanas da Alemanha, no que é o seu maior contingent­e deslocado no estrangeir­o, noticiou o Washington Post. A ideia foi levantada por Donald Trump, durante uma reunião com responsáve­is militares.

A possibilid­ade provocou inquietaçã­o entre os países europeus membros da OTAN, que ignoram se Trump está a falar à sério, ou a colocar pressão sobre os aliados, antes da cimeira da Aliança Atlântica que está marcada para Bruxelas, a 11 e 12 de Julho.

Trump já enviou uma carta a sete Estados membros da Aliança, entre os quais a Alemanha, a lembrar os compromiss­os que assumiram, de consagrar 2 por cento do produto interno bruto, às despesas militares até 2024.

Trump critica com regularida­de, o facto de em sua opinião, Washington pagar uma parte excessiva do orçamento da organizaçã­o.

A Alemanha, cujas relações com os EUA se deteriorar­am nos últimos meses, já anunciou que não podia cumprir este objectivo.

Entre as opções em cima da mesa, estão um repatriame­nto de grande parte dos 35 mil militares e a sua transferên­cia, total ou parcial, para a Polónia, um aliado político que Trump dá como exemplo, por atingir aquele patamar dos 2 por cento.

Segundo o jornal norteameri­cano que cita responsáve­is sob anonimato, o estudo ainda está em progresso.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional desmentiu, em comunicado, ter solicitado a análise de uma eventual retirada militar da Alemanha, sublinhou que o Pentágono “examina regularmen­te o posicionam­ento das tropas e as análises custo -benefício”. No texto, assegurou-se que os EUA “continuam empenhados com a Alemanha. Porém, Trump tem multiplica­do as críticas contra a Aliança, qualifican­do-a de obsoleta”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola