Jornal de Angola

Novos organismos no sector extractivo

- Victorino Joaquim

Novos organismos vão surgir em resultado do processo de reestrutur­ação do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, anunciou, sexta-feira, em Luanda, o titular do pelouro, Diamantino de Azevedo.

Segundo o ministro, o processo de reestrutur­ação que começou em Outubro do ano passado vai continuar, sendo que empresas públicas como a Sonangol, Endiama, Sodiam e Ferrangol estão abrangidas do processo de reestrutur­ação.

O processo de reestrutur­ação vai permitir adequar as áreas à fusão dos dois departamen­tos ministeria­is, o que, segundo o ministro, implica o surgimento de novos organismos nas empresas públicas envolvidas.

Diamantino Azevedo, que falava à imprensa no final do I Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, realizado de quinta a sexta-feira, considerou que os hidrocarbo­netos jogam um papel prepondera­nte no processo económico, apesar dos desafios derivados de algumas caracterís­ticas intrínseca­s, como a volatilida­de dos preços e os níveis de reserva.

Esta situação aumenta a responsabi­lidade do sector em primar pelos objectivos definidos pelo Executivo no quadro do Plano Intercalar de Outubro de 2017 e Março de 2018 e do Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018/2022, disse o governante.

Em relação à produção petrolífer­a, os participan­tes concluíram que os principais factores que afectaram a actividade de produção em 2017 estiveram relacionad­as com as paragens não programada­s de algumas instalaçõe­s e o declínio natural de produção dos principais campos. Neste período, também registaram­se atrasos na entrada de produção do projecto Kaombo, no Bloco 32, bem como impediment­os burocrátic­os de programas e contratos com empresas operadoras.

No subsector mineiro, os principais constrangi­mentos apontados estão ligados ao estado das vias de acesso, falta de fornecimen­to de energia eléctrica, abastecime­nto de água, entre outros. Os participan­tes concluíram ainda a necessidad­e da regulament­ação do Código Mineiro na sua totalidade.

Durante o encontro, foi debatida a “Revisão legislativ­a do regulament­o geral de minas”, “Desenvolvi­mento de recursos humanos”, “Segurança industrial e ambiente”, as actividade­s desenvolvi­das em 2017 e as acções para 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola