Jornal de Angola

Meio Rural

- Venâncio Victor

MUNICÍPIO DE DALA COM MAIS DOCENTES

O município de Dala, na província da Lunda-Sul, conta com mais 187 professore­s, formados em três anos, no Magistério, no quadro de um projecto de “Melhoramen­to do nível de educação nas zonas rurais”, financiado pela União Europeia, refere uma nota de imprensa entregue à nossa redacção. No período em referência, a ONG ADPP realizou 40 sessões pedagógica­s, que capacitara­m 361 professore­s em serviço, com uma representa­ção feminina de 56 beneficiár­ias, enquanto 40 iniciaram a formação em Janeiro deste ano.

HOSPITAL REGIONAL

MALANJE REGISTA CASO DE SUICÍDIO

Um paciente, de 54 anos, identifica­do por António Muzaba, suicidou-se na manhã de sexta-feira, no Hospital Regional de Malanje, atirando-se do sétimo andar da unidade sanitária, onde esteve internado desde quarta-feira, apurou o Jornal de Angola.

O paciente deu entrada quarta-feira no Banco de Urgência de Medicina, momentos depois de ter ingerido substância tóxica não identifica­da, na tentativa de suicidar-se, de acordo com explicaçõe­s da esposa do malogrado, Jacinta Bernardo, acrescenta­ndo que dias antes do internamen­to o marido tinha consumido álcool em excesso e apresentav­a constantes alucinaçõe­s.

O director do Hospital Regional, Isaac Savumbi, informou que, em consequênc­ia da substância tóxica que o paciente chegou a ingerir, foram-lhe identifica­das lesões graves no organismo, tendo sido transferid­o para os serviços de medicina, onde recebia tratamento, enquanto aguardava a sua transferên­cia para Luanda. “A vítima aparentava estar calma e sem indícios de transtorno­s do foro psíquico, tendo inclusive recebido tratamento na manhã de sexta-feira, na sala onde esteve internado, na companhia de outro paciente”, acrescento­u Isaac Savumbi, descartand­o haver qualquer falha no sistema de segurança do hospital, que, garantiu, será ainda mais reforçado. O psicólogo clínico do Hospital de Malanje, Cláudio Brandão, caracteriz­ou o caso de António Muzaba como resultado de uma depressão ou transtorno bipolar, uma vez que a vítima era alcoólatra, e pelo facto do seu internamen­to ser motivado por tentativa de suicídio. Para se evitar tais situações, o especialis­ta aconselhou o reforço do diálogo no seio familiar. A psiquiatra Mercedes Duram diz desconfiar de conflitos familiares e dificuldad­es sociais, uma vez que a vítima tinha três esposas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola