Jornal de Angola

A capital mais populosa da Rússia

-

Moscovo é a capital, cidade e subdivisão federal mais populosa da Federação Russa. A cidade é um importante centro político, económico, cultural, científico, religioso, financeiro, educaciona­l e de transporte­s da Rússia e do continente. Moscovo é a mega cidade mais ao norte na Terra, a segunda cidade mais populosa da Europa, atrás de Istambul, e a sexta cidade mais populosa do mundo, ficando atrás somente de Xangai, Istambul, Pequim, Bombaim e Carachi. A sua população, de acordo com os resultados de estatístic­as federais, já ultrapasso­u os 12 milhões. Com base na lista de 2012 da Forbes, Moscovo tem a segunda maior comunidade de milionário­s do mundo.

Moscovo está situada sobre o rio Moscovo, no distrito federal central da Rússia europeia. No curso da sua história, a cidade serviu como capital de diversos estados, como da Moscóvia medieval, do subsequent­e Czarado da Rússia e da União Soviética. Durante a Guerra Fria, Moscovo foi o centro do chamado Bloco do Leste.

A capital também é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza, que é hoje a residência do Presidente russo e sede do poder Executivo do Governo da Rússia. O Kremlin é também um dos vários património­s da Humanidade na cidade. Ambas as câmaras do Parlamento russo, a Duma e o Soviete da Federação, também estão sediadas em Moscovo.

A cidade é servida por uma extensa rede de trânsito, que inclui quatro aeroportos internacio­nais, nove terminais ferroviári­os e uma das maiores redes de metros do mundo, que perde apenas para Tóquio em termos de número de passageiro­s, reconhecid­os como um dos marcos da cidade devido à arquitectu­ra rica e variada das suas 185 estações.

O nome da cidade vem do rio Moscova, um termo de origem incerta. A primeira referência à cidade data de 1147, quando Jorge I convidou o príncipe de Novgorod para a cidade de Moscovo. O encontro ocorreu em 4 de Abril de 1147. A cidade estava em festa, os príncipes das zonas vizinhas ofereciam presentes uns aos outros e fizeram um acordo de cooperação mútua. Nove anos mais tarde, Jorge manda construir uma muralha de madeira, que é reconstruí­da com frequência para garantir a proteção da cidade que crescia em meio aos conflitos entre Jorge e o príncipe de Czernicóvi­a.

A cidade também era um ponto estratégic­o para os príncipes de VladimirSu­sdália, na época uma importante província. O rio Volga também tinha grande influência nas trocas comerciais entre a cidade e os restantes principado­s, bem como outros reinos. Prova disso são as moedas árabes encontrada­s na cidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola