Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 23 de Junho

As delegações participan­tes da 20.ª sessão extraordin­ária do Comité de Ministros do Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) adoptam por unanimidad­e o 23 de Março como Dia da Libertação da região.

O Presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos recebe em audiência o seu homólogo da Namíbia, Peter Katjavivi, à margem do Fórum Parlamenta­r da SADC (FPSADC), que decorre na cidade de Luanda. Uma média de 5,4 crimes por dia em cada município são registados em Luanda pela Polícia Nacional, cifra alta em relação às outras províncias do país que apresentam um número mais baixo (um por cento).

Domingo, 24 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, condena os atentados contra o Presidente interino do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, e contra o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed. O presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC (FPSADC), Fernando da Piedade Dias dos Santos, orienta em Luanda a reunião executiva do Fórum Parlamenta­r da SADC, (FP-SADC).

O Petro de Luanda reduz para dois pontos a diferença com o líder 1º de Agosto, ao vencer, em Benguela, o 1º de Maio, por 2-1, em jogo da 18ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola20­18).

Segunda-feira, 25 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, felicita o Chefe do Estado moçambican­o, Filipe Nyusi, o povo e o Governo de Moçambique, por ocasião da comemoraçã­o do 43º aniversári­o da Independên­cia Nacional. O presidente do Fórum Parlamenta­r da SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos, discursa na cerimónia de abertura da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamenta­r da SADC, em Luanda. O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, preside à cerimónia de abertura de um seminário sobre o décimo aniversári­o do Tribunal Constituci­onal, criado a 25 de Junho de 2008.

Terça-feira, 26 de Junho

O Chefe do Estado angolano, João Lourenço, recebe em audiência o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, com quem aborda questões ligadas à cooperação bilateral.

Angola confirma a recepção, a partir de Portugal, do processo do ex-Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, no quadro da Operação Fizz. Segundo o documento, a PGR recebeu a 19 de Junho, da sua congénere de Portugal, uma certidão integral digitaliza­da do Processo-Crime nº 2738/18.7 LSD.

O Banco Nacional de Angola (BNA) suspende o conselho de administra­ção do Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC) e nomeou novos administra­dores provisório­s para a instituiçã­o bancária.

A Sonangol e a petrolífer­a estatal norueguesa Equinor (ex-Statoil) assinam em Luanda um memorando, para que esta última continue a investir na exploração e contribua no aumento da produção de petróleo em Angola.

Quarta-feira, 27 de Junho

O Conselho de Ministros criou, por Decreto Presidenci­al, a Reserva Estratégic­a Alimentar do Estado, com gestão do Entreposto Aduaneiro de Angola, cujo estatuto orgânico foi conformado à Lei de Bases do Sector Empresaria­l Público. A política de comerciali­zação de diamantes brutos tem o aval do Conselho de Ministros. O objectivo é assegurar um sistema eficaz e de maior transparên­cia ao processo de compra e venda dessas pedras preciosas.

A Sonangol confirma, em Luanda, o anúncio feito pela ENI sobre uma nova descoberta de petróleo no Bloco 15/06, no prospecto Kalimba, em águas profundas do offshore angolano.

Quinta-feira, 28 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, recebe em audiência o líder do Partido Social Democrata (PSD) de Portugal, Rui Rio, durante a qual manifestou disponibil­idade em contribuir para que as relações de amizade e cooperação entre os dois Estados sejam fortalecid­as. O Presidente da República, João Lourenço, recebe em Luanda, em cerimónias separadas, as cartas credenciai­s de seis novos embaixador­es que iniciam missão junto do Estado angolano. Um total de110 milhões de dólares é o valor disponibil­izado pelo Banco Mundial para apoiar projectos do Governo angolano, no âmbito de um acordo de financiame­nto do projecto de fortalecim­ento do sistema de saúde assinado em Luanda.

Sexta-feira, 29 de Junho

O Chefe do Estado angolano, João Lourenço, nomeou, em Luanda, Alcino dos Prazeres Isata Francisco da Conceição para o cargo de secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República.

O Comité Central do MPLA reunido na sua III sessão extraordin­ária no Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda, sob orientação do líder do partido, José Eduardo dos Santos, aprova por aclamação a candidatur­a de João Lourenço, ao cargo de presidente do MPLA. A eleição acontece no dia 8 de Setembro do corrente ano, durante o congresso extraordin­ário do MPLA.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola