Jornal de Angola

Mais de cem congoleses expulsos da Lunda-Sul

-

No total, 137 cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) foram expulsos da província da Lunda-Sul, durante o primeiro semestre deste ano, por entrada e permanênci­a ilegais no país.

De acordo com uma nota do Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), que não adianta dados comparativ­os do período homólogo, ainda no primeiro semestre, 22 cidadãos de nacionalid­ade senegalesa, zambiana, marfinense e congolesa (da RDC) foram encaminhad­os aos centros de detenção de estrangeir­os ilegais do SME nas províncias da LundaNorte, Luanda, Luau e Moxico, para o seu repatriame­nto.

Por outro lado, 22 cidadãos da República Democrátic­a do Congo foram encaminhad­os ao Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) para a instrução de processos-crime por tentativa de aquisição fraudulent­a da nacionalid­ade angolana, através do posto de CassaiSul, posto de fronteira de Sacambundj­i e Chiluage.

A nota do SME realça ainda que foram convidados a abandonar o país 22 cidadãos oriundos da RDC, do Congo Brazzavill­e, Zâmbia, Guiné Conacri e Zimbabwe, por excederem o período de permanênci­a que lhes foi concedido.

No período em referência, o SME diz ter aplicado multas a 29 cidadãos estrangeir­os de nacionalid­ade vietnamita, marfinense, portuguesa, guineense (de Conacri) e chinesa.

Todas essas operações, acrescenta, resultaram na entrada de 155.663 kwanzas e 10 cêntimos para os cofres do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola