Jornal de Angola

Pagamentos em atraso embaraçam a ENDE

-

Cinco mil milhões de kwanzas é o valor estimado da dívida global acumulada pelos clientes da Empresa Nacional de Electricid­ade com pagamentos em atraso, na província da Huíla, revelou à imprensa o agente de comunicaçã­o da companhia na cidade do Lubango.

Wilson Haukelo não revelou o número de clientes devedores, adiantando apenas tratar-se de instituiçõ­es públicas e privadas, assim como clientes domésticos, com uma conta acumulada ao longo de 16 anos.

“Os clientes ainda não têm uma cultura de pagamento da energia e precisam de ser reeducados para a liquidação regular das suas contas, pois uma boa parte deles só paga quando a empresa faz o corte”, afirmou, lembrando que os contratos produzem direitos e deveres.

Para ajudar os clientes, disse, a empresa desenvolve negociaçõe­s para o pagamento faseado da dívida, atendendo as particular­idades de cada um.

O pacote de negociaçõe­s, explicou, prevê o pagamento em cinco parcelas e a liquidação simultânea do mês corrente com mais um em atraso, dependendo da disponibil­idade do cliente.

Wilson Haukelo revelou que a dívida está na origem dos atrasos que se verificam na implementa­ção dos projectos da empresa na província e condiciona, em certa medida, a sua capacidade de fornecimen­to de energia à população.

Na província da Huíla, a ENDE conta com cerca de 72 mil clientes públicos e privados.

A maior fonte de captação de energia eléctrica na província da Huíla é a barragem da Matala, localizada no município com o mesmo nome. O empreendim­ento data do tempo colonial e volta e meia clama por obras de reabilitaç­ão.

 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO ?? Dívida deixa a empresa sem recursos para investimen­tos
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO Dívida deixa a empresa sem recursos para investimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola