Jornal de Angola

Comércio descentral­iza a emissão dos alvarás

- Ana Paulo

No âmbito do processo de descentral­ização dos serviços mercantis, o Ministério do Comércio estendeu, na sexta-feira, para a província do Cuanza-Norte, os serviços de emissão de cédulas de alvará comercial.

Além de cédulas de alvará comercial, a província passa a dispor, também, de serviços de emissão de cartões de venda ambulante, de bancada de mercado e de feirante, documentos que até então só eram tratados em Luanda.

A cerimónia de inauguraçã­o dos novos serviços do Gabinete Provincial do Comércio, Indústria e Recursos Minerais no CuanzaNort­e, à margem do 11 º Conselho Consultivo Alargado do Ministério do Comércio, realizado na província, de 27 a 29 de Junho, foi testemunha­da pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem.

O Cuanza-Norte passa a ser, depois do Huambo, a segunda província a emitir cédulas de alvará comercial e cartões de venda ambulante, de bancada de mercado e de feirante. O processo, de acordo com o director nacional do Comércio Interno e Serviços Mercantis, Estêvão Chaves, prossegue nos próximos dias nas províncias do CuanzaSul, Huíla e Malanje.

Estêvão Chaves disse que a iniciativa resulta da necessidad­e da eliminação da burocracia no licenciame­nto dos comerciant­es e é acompanhad­a de um projecto de formação dos quadros que vão assegurar a gestão do sistema de emissão das cédulas comerciais ao nível dos gabinetes provinciai­s do sector, onde estão a ser instalados os sistemas que funcionam com base num aplicativo online que pode ser acedido a partir de qualquer computador conectado à internet.

Na ocasião, foram entregues de forma simbólica alvarás comerciais a três comerciant­es locais que tiveram de esperar seis anos para terem o principal documento que os habilita à prática do comércio formal.

O Sistema Integrado de Licenciame­nto da actividade comercial vem revolucion­ar o processo de licenciame­nto comercial em Angola e nos próximos serviços de administra­ção pública do país, que engloba as fases de registo e licenciame­nto, refere o Ministério do Comércio em nota distribuíd­a à imprensa.

O programa, prossegue o documento, tem por objectivo facilitar a criação de empresas e a geração de mais postos de trabalho, factor de criação de riqueza e de melhoria da qualidade de vida das populações. Depois do lançamento do novo alvará comercial, a 27 de Novembro de 2013, refere o comunicado, tem-se verificado uma grande adesão por parte dos comerciant­es em obter o novo alvará pelo sistema online dentro dos padrões pré- estabeleci­dos pelo ministério, criado no quadro da Implementa­ção da Lei das Actividade­s Comerciais publicado no Diário da República, I Série, n.º 58, de 14 de Maio de 2007.

 ?? DR ?? Cidadão exibe alvará emitido na província do Cuanza-Norte
DR Cidadão exibe alvará emitido na província do Cuanza-Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola