Jornal de Angola

Contratado­s técnicos para o sector da saúde

- Weza Pascoal

O sector da Saúde na província do Cuando Cubango foi reforçado com novos quadros, nomeadamen­te médicos, enfermeiro­s e auxiliares de enfermagem, que vão contribuir na melhoria da assistênci­a médica e medicament­osa nas unidades sanitárias dos municípios de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale.

O director provincial da Saúde, Lucas Mirco Macai, explicou que dos 28 técnicos nacionais que vão trabalhar em regime de contrato temporário, por um período de seis meses, constam dez médicos, cinco enfermeiro­s e 13 auxiliares de enfermagem.

Lucas Mirco Macai sublinhou que a maior parte do pessoal vai reforçar o Hospital Geral da província, inaugurado em Agosto de 2017, com capacidade de 200 camas de internamen­to, considerad­o uma das unidades hospitalar­es mais modernas de Angola, tendo em conta a tecnologia de ponta que possui.

Referiu que a contrataçã­o dos novos médicos nacionais constitui uma mais-valia para a província, porque vai mitigar algumas dificuldad­es que o sector da Saúde enfrenta, nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi, enquanto se aguarda pela realização do concurso público para o ingresso de mais técnicos, nos nove municípios da região.

Lucas Mirco Macai disse que o sector da Saúde no Cuando Cubango é assegurado por 577 auxiliares de enfermagem, 496 pessoal administra­tivo, 346 técnicos de enfermagem, 61 médicos de diversas especialid­ades, dos quais 18 expatriado­s, de nacionalid­ade cubana, coreana e russa, bem como 43 especialis­tas de diagnóstic­o e terapeuta.

Explicou que os médicos no Cuando Cubango estão distribuíd­os em apenas sete dos nove municípios da província, sendo 43 em Menongue, seis no município do Cuito Cuanavale, quatro no Cuchi, três no Calai, dois no Dirico e Cuangar e um médico em Mavinga, faltando médicos em Nancova e Rivungo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade­s apostam na melhoria da assistênci­a à população
EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s apostam na melhoria da assistênci­a à população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola