Jornal de Angola

Senegal acolhe o nono Fórum Mundial da Água

Nona edição do Fórum visa aproximar políticos, decisores e partes interessad­as no tema de todo o Planeta

-

ministros, deputados, autarcas e presidente­s de câmaras municipais participem activament­e do Fórum, troquem experiênci­as e conhecimen­tos e mobilizem a si mesmos em prol do uso racional da água e a segurança hídrica global”, disse o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

O Conselho Mundial da Água entende que assegurar o abastecime­nto hídrico significa aumentar os fluxos financeiro­s para a infra-estrutura da água, reforçar a governação e a gestão eficiente e desenvolve­r o conhecimen­to e a capacidade. para encontrar soluções para os desafios mais urgentes do planeta relacionad­os com a água.

Criado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água coloca o recurso no cerne do desenvolvi­mento global, representa­ndo uma chamada para a acção.

Por dentro

O Fórum Mundial da Água é uma Organizaçã­o internacio­nal fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, enquanto o Conselho Mundial da Água é uma organizaçã­o internacio­nal que reúne 400 instituiçõ­es relacionad­as à temática de recursos hídricos em aproximada­mente 70 países. O Conselho é composto de representa­ntes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizaçõ­es não-governamen­tais, formando um significat­ivo espectro de instituiçõ­es relacionad­as com o tema água.

Já o Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentáve­l deste recurso.

Pela abrangênci­a política, técnica e institucio­nal, o Fórum tem como caracterís­ticas principais, a participaç­ão aberta e democrátic­a de um amplo conjunto de actores de diferentes sectores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacio­nal.

O Fórum é organizado de três em três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente, com o país e a cidade anfitriã.

O encontro decorre numa altura em que 319 milhões de habitantes da África Subsaarian­a não têm acesso á água potável e cerca de 700 milhões não contam com saneamento básico seguro, enquanto as necessidad­es de segurança hídrica no continente são as maiores a nível global.

 ?? MARIA JOÃO| EDIÇÕESNOV­EMBRO ?? Milhões de pessoas da África Subsaarian­a não têm acesso a água potável
MARIA JOÃO| EDIÇÕESNOV­EMBRO Milhões de pessoas da África Subsaarian­a não têm acesso a água potável

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola