Jornal de Angola

Francisco alerta para a grave situação na Síria

-

O Papa Francisco alertou ontem para a “grave situação na Síria”, em particular na província de Deraa, depois das acções militares que nos últimos dias, afectaram escolas e hospitais e provocaram milhares de novos refugiados.

Durante a oração do “Angelus” na Praça de S. Pedro, no Vaticano,o Papa orou para que “a população, já duramente atingida há anos, seja poupada a novos sofrimento­s”.

Pelo menos 29 elementos das forças governamen­tais e um jovem civil morreram, nas últimas 24 horas, em confrontos entre as forças governamen­tais e facções rebeldes em várias frentes da província de Deraa, no Sul da Síria, segundo o Observatór­io Sírio dos Direitos Humanos.

Os confrontos mais violentos produziram­se durante a noite de sexta para sábado, na cidade de Deraa, onde as tropas leais ao Governo de Damasco lançaram um ataque numa zona situada entre o bairro de Deraa al-Balad e a estrada de Al-Sad, contra as forças rebeldes, que ripostaram, resultando baixas em ambas as fileiras.

Desde 19 de Junho, as forças governamen­tais intensific­aram os bombardeam­entos, sobretudo na zona leste da província de Deraa, antes de lançarem, alguns dias depois, uma grande ofensiva contra os bairros controlado­s pelos rebeldes na cidade com o mesmo nome.

Segundo relatos, a ofensiva já causou a morte a uma centena de civis, incluindo 19 crianças, e forçou a deslocação de pelo menos 120 mil pessoas, segundo o Observatór­io.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola