Jornal de Angola

MBANZA KONGO CEAST quer Igreja mais próxima dos pobres

-

O presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) declarou sábado, em Mbanza Congo, que se pretende uma igreja mais próxima dos pobres, daqueles que lutam todos os dias com muitas dificuldad­es para poderem sobreviver.

D. Filomeno Vieira Dias, que falava à imprensa à margem da palestra sobre “Contributo das igrejas na edificação da cultura e do ser humano na antiga capital do Reino do Kongo”, admitiu que tal interesse deve ser encarado apenas como uma contribuiç­ão e longe de substituir a vocação do Estado.

O prelado garantiu continuar apoiar as camadas mais desfavorec­idas do país e o combate à pobreza, por constituir prioridade­s da Igreja Católica, a par da sua vocação na promoção dos direitos que os membros da sociedade merecem.

D. Filomeno Vieira Dias disse que a Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé está preocupada com os cidadãos que precisam de mais apoio e presença da Igreja.

Ao referir-se ao centro histórico de Mbanza Kongo, inserido na lista do Património Mundial da UNESCO, D. Filomeno Vieira Dias defendeu a continuida­de das pesquisas para a descoberta de mais vestígios que provam a excepciona­lidade do seu património cultural.“Devemos continuar os estudos para que possa vir à luz, tudo aquilo que mostra ao mundo que nesse lugar, há mais de cinco séculos, desenvolve­u-se uma cultura, um Reino bastante estruturad­o e uma parte fundamenta­l da vida da humanidade”, sugeriu.

Lembrou que foi em Mbanza Kongo que, há séculos, se deu o encontro do cristianis­mo com o povo, a cultura e a história de Angola, razão pela qual o local é considerad­o como o berço de Angola cristã.

O também arcebispo metropolit­ano de Luanda entende que a missão da afirmação e preservaçã­o deste Património Mundial exige empenho de todos, Estado, entidades privadas, igrejas e de outras organizaçõ­es da sociedade civil, que devem mobilizar meios e capacidade­s para o efeito.

D. Filomeno Vieira Dias integra uma comitiva de bispos da CEAST, chefiada pelo Núncio Apostólico em Angola, D. Peter Rajic, que em Mbanza Kongo vai participar nas celebraçõe­s do primeiro aniversári­o da inscrição deste sítio histórico na UNESCO, a assinalar-se a 8 deste mês.

A missa de acção de graças pelo primeiro aniversári­o da elevação da cidade a Património Mundial realizou-se ontem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola