Jornal de Angola

Aveiro usa cabras para limpar florestas

- Osvaldo Gonçalves

A utilização de cabras na limpeza florestal em Portugal relança a discussão sobre o recurso a métodos ancentrais na prevenção e combate a tragédias da era moderna. Um projecto-piloto desenvolvi­do em Santa Maria da Feira, cidade com 18.194 habitantes no seu perímetro urbano, no distrito de Aveiro, Área Metropolit­ana do Porto, demonstrou que, em três meses, 26 cabras eliminaram mais de 12 toneladas de mato e vegetação alta.

O “Back to Basic”, designação original do projecto, que pode ser traduzido para português por “De volta ao Básico”, testou a pastorícia na limpeza florestal. A utilização dos animais, dispersos por quase meio hectare de terreno, é uma experiênci­a da Câmara Municipal da Feira, conduzida por uma engenheira zootécnica.

Ana Catarina Fontes recorreu a 4.042 metros quadrados de um terreno que a autarquia tinha por tratar em Fiães e acompanhou ao longo de 90 dias a evolução registada na vegetação do local, à medida que os animais dela se alimentava­m.

O projecto, suportado por medições no local e também por imagens recolhidas semanalmen­te com recurso a drones, teve como objectivo “identifica­r qual a quantidade de matéria combustíve­l que estas 26 cabras sapadoras conseguiam consumir em três meses.

A conclusão é que fizeram desaparece­r mais de 12 toneladas de mato, que, no início do processo, estaria com cerca de 1.70 metros de altura”, explicou a engenheira.

A técnica pretende partilhar os dados obtidos com entidades públicas e privadas, “para sensibiliz­á-las para o facto de que não fica assim tão caro manter um terreno limpo, se, depois da intervençã­o inicial com máquinas, a posterior manutenção for feita com recurso a rebanhos de cabras ou mistos”.

Ela pretende aplicar os resultados do estudo na criação do seu próprio negócio de limpeza florestal, com recurso à pastorícia e garante:

“Não estou a criar nada novo, mas este método estava caído no esquecimen­to e ficou demonstrad­o que é economicam­ente mais viável do que limpezas com recurso a máquinas, o que, num hectare de terreno, pode custar 1500 a 2000 euros a cada seis meses”.

O projecto, suportado por medições no local e também por imagens recolhidas semanalmen­te com recurso a drones, teve como objectivo “identifica­r qual a quantidade de matéria combustíve­l que estas 26 cabras sapadoras conseguiam consumir em três meses

 ?? DR ?? O projecto, que começou a ser desenvolvi­do em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, já permitiu eliminar dezenas de toneladas de mato e vegetação alta
DR O projecto, que começou a ser desenvolvi­do em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, já permitiu eliminar dezenas de toneladas de mato e vegetação alta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola