Jornal de Angola

Orquestra Nguami Maka actua hoje em Macau

- Matadi Makola

A orquestra tradiciona­l Nguami Maka actua hoje em Taipa, no centro da cidade de Macau, na China. A convite do governo local e do Instituto Cultural de Macau, a orquestra tradiciona­l representa Angola na 21ª edição do Festival da Lusofonia.

Embora o país já tivesse sido representa­do, em edições anteriores, por outras vozes do mercado musical, Jorge Mulumba, responsáve­l do Nguami Maka, confirmou ao Jornal de Angola que esta será a primeira vez que a organizaçã­o toma o cuidado de convidar um grupo que evoca a ancestrali­dade angolana.

O certame ainda reserva, para o dia 6, próxima sextafeira, um sarau cultural, que envolverá todos os participan­tes do festival, culminando num debate sobre políticas culturais e a importânci­a da inclusão dos instrument­os tradiciona­is nos ritmos da actualidad­e.

O grupo partiu para Macau no dia 29 do mês passado e prevê regressar na sexta-feira, dia 8.

Oriundo do Marçal, exactament­e da Rua dos Coronéis, Nguami Maka é um nome em kimbundu, que, em português, significa “Não Quero Problemas”.

O grupo é formado por jovens convictos em dar continuida­de à perenidade de um segmento musical angolano elevado por grupos como Kituxe e Seus Acompanhan­tes, que é o protótipo dos meninos do Marçal. O Nguami Maka foi formado em 2002 e tem nas bancas o álbum “Ngongo”.

O grupo é formado por jovens convictos em dar continuida­de à perenidade de um segmento musical angolano elevado por grupos como Kituxi e seus acompanhan­tes

 ??  ??
 ?? DR ?? Integrante­s do Nguami Maka
DR Integrante­s do Nguami Maka

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola