Jornal de Angola

Áustria contra pedidos de asilo de migrantes

-

O chanceler austríaco Sebastian Kurz declarou-se ontem contra a possibilid­ade de pedir asilo na União Europeia a partir das “plataforma­s regionais de desembarqu­e” que os dirigentes dos 28 admitem criar fora do continente europeu.

“Faço parte daqueles que consideram que autorizar os pedidos de asilo a partir das plataforma­s iria criar um incrível factor de atracção”, declarou o chefe do Governo austríaco à rádio Ö1, numa altura em que o país acaba de assumir a presidênci­a semestral da União Europeia.

Kurz acrescento­u que a questão suscitou opiniões divergente­s na recente cimeira de líderes europeus sobre as migrações.

Na cimeira, que decorreu em plena crise política sobre o futuro do direito de asilo na Europa, os responsáve­is dos países da comunidade concordara­m com o aprofundam­ento do conceito ainda vago das “plataforma­s regionais de desembarqu­e” de migrantes socorridos em águas internacio­nais.

O chanceler austríaco considera que seria “mais inteligent­e ir procurar directamen­te as pessoas em zonas de guerra, em vez de criar um incentivo para empreender a perigosa travessia do Mediterrân­eo.”

Outra questão que Kurz colocou é a de saber se “a nível mundial, os 60 milhões de pessoas que estão a fugir dos seus países devem pedir asilo na Europa ou se não podem fazê-lo noutro lugar.”

Até agora, nenhum país fora da UE se disponibil­izou a acolher as “plataforma­s regionais de desembarqu­e”, cuja implementa­ção levanta muitas dúvidas entre os países e sobre a compatibil­idade com o direito internacio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola