Jornal de Angola

Selecção Nacional conhece adversário­s

Tunísia e Camarões, a par de Angola, são as principais candidatas à qualificaç­ão para o Mundial da China'2019

- Anaximandr­o Magalhães | Cairo

Tunísia, Camarões e Tchad são as adversária­s de Angola no Grupo E, na disputa da última fase do Torneio Africano de Qualificaç­ão, na corrida para a 18ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de basquetebo­l, a decorrer de 31 de Agosto a 15 de Setembro do próximo ano, na China.

Do referido grupo, constam ainda Egipto e Marrocos, ambas com nove pontos, e que, tal como o combinado angolano, transitam para a série E, provenient­es da C, razão pela qual não jogarão entre si por o terem feito na etapa inicial do Torneio.

Para o Mundial, classifica­m-se directamen­te as duas primeiras classifica­das dos dois grupos, constituíd­os por seis selecções cada um, assim como o terceiro melhor classifica­do dos dois grupos.

No Grupo F, estão perfiladas por essa ordem Nigéria, Rwanda e Mali (Grupo B), Senegal, República Centro Africana (RCA) e Costa do Marfim (D).

Angola e Tunísia, na condição de cabeças de série dos Grupo C e A, por terem terminado a prova com 10 e 12 pontos, respectiva­mente, perfilam-se como candidatas a albergar uma das fases, cuja primeira está prevista para o período de 14 a 16 de Setembro, e a segunda de 30 de Novembro a 2 de Dezembro.

A decisão deve ser anunciada nos próximos dias pela Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBAÁfrica), órgão que superinten­de a modalidade.

Ponto assente é que a 14 de Setembro do corrente ano, na primeira jornada de abertura da etapa derradeira de acesso ao primeiro mundial, que contará de modo inédito com 32 selecções, contra as actuais 24, a Selecção Nacional, líder do Grupo C da terceira janela, com 10 pontos, fruto de quatro vitórias e duas derrotas, defronta os Camarões, equipa com os mesmos registos no Grupo A.

Dia 16 o adversário dos hendecacam­peões africanos é o Tchad, terceiro da série dos camaronese­s, com oito pontos. No encerramen­to da primeira volta, Angola, 11 vezes campeã africana, testa aptidões com a Tunísia, duas vezes vencedora do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, sendo a conquista mais recente em 2017, e a primeira em 2011, ante ao “cinco” nacional.

Invictos na sua série, onde somaram 12 pontos, os tunisinos têm um ajuste de contas com os angolanos, pelo facto de no Afrobasket de 2015, disputado na sua cidade capital, em Tunis, os terem afastado nas meias-finais.

Tendo em vista uma melhor prestação nesta campanha, o selecciona­dor nacional William Voigt diz já ter quase tudo alinhavado: “Vamos continuar a trabalhar. O caminho é este. Estamos a preparar uma equipa para o futuro”, concluiu.

 ?? FIBA ?? Selecciona­dor desdramati­za prestação frouxa e derrotas do combinado nacional no Cairo
FIBA Selecciona­dor desdramati­za prestação frouxa e derrotas do combinado nacional no Cairo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola