Jornal de Angola

Provas de aptidão adiadas para a próxima terça-feira

-

O Ministério da Educação alterou a data da realização do concurso público de aptidão para o ingresso de novos docentes de 3 para o dia 10, terça-feira, devido a constrangi­mentos ligados à divulgação das listas gerais dos candidatos inscritos.

Num comunicado, o Ministério da Educação indica que, “por forma a garantir o cumpriment­o rigoroso do período estabeleci­do para a apresentaç­ão das reclamaçõe­s dos candidatos não selecciona­dos, bem como permitir a preparação dos selecciona­dos para a prova de aptidão”.

O Executivo, através do Ministério da Educação, tem previsto o recrutamen­to de 20 mil professore­s para o sistema nacional de educação e ensino, para suprir o défice existente no sector educativo. Estão previstos 8.675 professore­s para o ensino primário, 6.183 para o I ciclo, 540 bacharéis para as escolas do II ciclo e 4.602 licenciado­s.

Além dos candidatos formados nas escolas de formação de professore­s a nível médio e superior, o Ministério da Educação está a dar possibilid­ade a técnicos formados em outras áreas de concorrere­m e serem contratado­s de acordo com as necessidad­es do sector. As províncias onde haverá maior número de contrataçã­o de professore­s são Luanda, com 2.650, Huíla (1.584), Benguela (1.376), Huambo (1.372) e Cuanza-Sul, com 1.414 professore­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola