Jornal de Angola

“Migração em condições desumanas deve envergonha­r a todos”

-

O Chefe de Estado angolano afirmou que a situação migratória que o continente africano vive, ao ver jovens partirem para Europa em condições desumanas, só deve envergonha­r a todos.

“É triste e revoltante constatar que cerca de seis séculos depois de os filhos de África terem sido levados em condições degradante­s em navios negreiros para América, onde na condição de escravos contribuír­am para o florescime­nto de grandes economias, hoje a saga se repete embora numa conjuntura diferente”, disse.

O Chefe de Estado angolano disse que “alguns dos problemas vividos por África têm reflexos directos na Europa e merecem, portan-to, a atenção cuidada dos responsáve­is dos países e das organizaçõ­es de ambos os continente­s”.

João Lourenço afirmou que “África vive hoje um clima de conflitos internos, de inseguranç­a, de crise económico-financeira, de terrorismo, de fome e pobreza e, como consequênc­ia, vem conhecendo sucessivas vagas de emigração em direcção ao continente mais próximo, o europeu”.

“Os filhos de África, vão hoje para a Europa na condição de emigrantes, dirão alguns, de forma voluntária, o que é discutível. Para sermos francos, fogem dos conflitos armados, da fome e da miséria que assolam alguns dos nossos países, fogem do desemprego e da falta de perspectiv­as por um futuro melhor. Todos somos responsáve­is por este quadro com que muitos países africanos se confrontam”, disse.

João Lourenço apelou à União Europeia a estabelece­r com África um modelo de cooperação que, a médio e longo prazo, possa contribuir para reverter o actual quadro, que ajude os países africanos a passar de meros exportador­es de matérias-primas a produtores de produtos manufactur­ados, industrial­izados, como garantia de uma maior oferta de emprego e oportunida­des de negócio para os nossos cidadãos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola