Jornal de Angola

Mais de metade dos partos foram feitos em casa

-

Mais de metade dos partos ocorridos nos cinco anos anteriores ao inquérito de indicadore­s múltiplos e de saúde (IIMS 2015-2016) ocorreram em casa, com 53 por cento, sendo que 46 por cento tiveram lugar numa unidade de saúde no sector público com 44 e dois no privado.

A percentage­m de partos ocorrida em unidades sanitárias nas áreas rurais é de 17 por cento, cerca de quatro vezes inferior à percentage­m nas áreas urbanas com 65.

Metade dos partos foi assistida por profission­ais de saúde qualificad­os, dos quais oito por cento por médicos, 20 por enfermeira­s e 22 por parteiras.

Cerca de um quarto, 26 por cento dos partos é assistido por amigos e familiares e 10 por cento não é assistido por ninguém.

As províncias do norte, Zaire (86 por cento) e Cabinda (83) apresentam as percentage­ns mais elevadas de partos ocorridos em unidades sanitárias, Bié (17) e CuanzaSul (20), na região centro sul apresentam as percentage­ns mais baixas.

O relatório confirma que 13 mil 356 é o número total de nascimento­s nos cinco anos anteriores ao inquérito no país.

A percentage­m de partos ocorrida em unidades sanitárias nas áreas rurais é de apenas 17 por cento, cerca de quatro vezes inferior à percentage­m nas áreas urbanas com 65.

Indica o relatório final do inquérito de indicadore­s múltiplos e de saúde (IIMS) 2015/2016, lançado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a que uma das estratégia­s nacionais para reduzir a mortalidad­e materna e neonatal é a realização de todos os partos em unidades sanitárias e assistidos por profission­ais de saúde qualificad­os.

Para garantir assistênci­a de um parto seguro, reduzir riscos, bem como proteger a vida e a saúde da mãe e do recém-nascido é necessário aprimorar a qualidade dos cuidados e as condições de higiene nas unidades de saúde.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Zaire e Cabinda com percentage­ns elevadas
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Zaire e Cabinda com percentage­ns elevadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola