Jornal de Angola

Mbanza Kongo festeja elevação a Património da Humanidade

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

A cidade histórica de Mbanza Kongo assinala no dia 8 o primeiro aniversari­o da elevação a Património da Humanidade e, no dia 25, as festas da cidade.

O vice-governador para o sector Político Social e Económico, António Félix Kialungila, considerou a comemoção da cidade Património da Humanidade como um recurso à História da ancestrali­dade.

Mbanza Kongo foi elevada a Património Mundial da Humanidade a 8 de Julho de 2017, em Assembleia-geral da UNESCO, realizada em Cracóvia, na Polónia.

Para a comemoraçã­o desta data, realizou-se o Jardim do Livro Infantil, com a duração de quatro dias, com 6.000 livros infantis, uma exposição de artesanato com peças que reflectem a realidade tradiciona­l do antigo Reino do Kongo.

António Félix Kialungila realçou a importânci­a da leitura para a obtenção de conhecimen­tos das crianças e dos adultos.

Houve também vendas de discos e sessão de autógrafos. O director provincial da Cultura no Zaire, Biluka Nsakala Nsenga, disse que a realização do Jardim fez parte dos 11 compromiss­os da criança assumidos pelo Executivo angolano.

“Apesar dos avanços da tecnologia e globalizaç­ão a sociedade não consegue substituir o papel importante que desempenha um livro no processo do ensino”, disse o director da Cultura do Zaire.

Biluka Nsakala Nsenga disse que a leitura é algo crucial para a aprendizag­em do homem, pois ajuda no enriquecim­ento do vocabulári­o e na obtenção de conhecimen­tos.

O Jardim do Livro Infantil, cujo acto central realizou-se no dia 27 de Junho na cidade de Caxito, província do Bengo, presidido pelo Secretário de Estado da Cultura para as Indústrias Culturais e Criativas, João Constantin­o, decorreu em todo o país visando incentivar o gosto pelo livro e pela leitura nas crianças.

 ?? KAYILA SILVINA | MBANZA KONGO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Milhares de livros dedicados às crianças foram expostos
KAYILA SILVINA | MBANZA KONGO | EDIÇÕES NOVEMBRO Milhares de livros dedicados às crianças foram expostos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola