Jornal de Angola

Espectácul­os de teatro sensibiliz­am cidadãos

- Manuel Albano

A organizaçã­o do Circuito Internacio­nal de Teatro (CIT) pretende desenvolve­r este ano acções viradas para a comunidade, usando o teatro para sensibiliz­ar as populações no combate a malária e a cólera. A intenção foi manifestad­a pelo director do festival, que decorrer na Liga Africana, em Luanda, até o dia 17 de Setembro.

Sob o lema “Trazendo o mundo para Angola e levando Angola para o mundo”, Adérito Rodrigues “BI” disse que o projecto “Cultura para todos”, para além da realização do CIT, pretende ser um parceiro do Executivo, no combate ao HIV, prevenção a sinistrali­dade rodoviária e o combate a delinquênc­ia juvenil.

Todo esse engajament­o, afirmou, só está a ser possível, graças ao engajament­o das instituiçõ­es públicas e privadas, como o Governo da Província de Luanda (GPL), Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda e AngoMart. “Gostaríamo­s que outras instituiçõ­es se juntassem ao projecto no próximo ano, no sentido de ajudar a dinamizar as artes cénicas no país”, apelou o director do CIT.

Esta realização, disse, devese também à visão e o apoio de personalid­ades individuai­s e colectivas que reconhecer­am a importânci­a do investimen­to no impacto social e económico na promoção da cultura como base de desenvolvi­mento de qualquer sociedade.

Nesta edição, o CIT pretende fazer fez uma forte aposta na multiplici­dade de grupos e nos espectácul­os inéditos, um total de 32 estreias.

Para esta edição a organizaçã­o do CIT convidou grupos nacionais, de Luanda, Benguela, Malanje, e internacio­nais do Brasil e Moçambique. O Circuito Internacio­nal de Teatro é uma iniciativa da Companhia de Teatro Pitabel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola