Jornal de Angola

Lugares cimeiros aceleram preparação

- António de Brito

Com o aproximar da competição, as selecções nacionais esmeram-se na preparação, para uma participaç­ão condigna na 9ª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a disputarem-se de 21 a 28 do corrente, em São Tomé e Príncipe, cujos trabalhos iniciaram há cerca de quatro meses.

Nos jogos da CPLP, Angola compete nas modalidade­s de futebol (masculino), basquetebo­l (3x3, feminino), atletismo, voleibol de praia, taekwando e atletismo adaptado, nas duas classes.

Reservados aos atletas Sub-16, a delegação angolana vai para São Tomé e Príncipe, com o objectivo de discutir o pódio, depois do terceiro lugar alcançado nos Jogos de Cabo Verde, onde conquistou três medalhas de ouro, sete de prata e16 de bronze.

A comitiva nacional é constituíd­a por 79 pessoas, entre atletas, treinadore­s, pessoal de apoio e dirigentes. A missão escala o palco dos jogos no dia 18, ao passo que o regresso ao país acontece a 29.

Contactado pelo Jornal de Angola, Óscar N'dilu, chefe da delegação angolana, disse que as condições estão criadas, para que Angola tenha uma campanha exitosa nos Jogos, mas mostrou-se preocupado com a morosidade na emissão dos passaporte­s de dez atletas pelos Serviços de Migração e Estrangeir­os.”É a única inquietaçã­o. Aproveito para informar, que temos a máquina oleada para os Jogos”, disse, acrescenta­ndo que as diferentes selecções nacionais realizam um trabalho árduo, para deixarem uma boa imagem na competição. 690 atletas participam nos Jogos, em representa­ção de São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste e Guiné Equatorial, estreante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola