Jornal de Angola

Operações de prospecção desenvolvi­das com rigor

- João Salvo | Saurimo

O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos considerou que as operações de prospecção de kimberlito­s, desenvolvi­das pela Sociedade Mineira de Catoca (SMC), decorrem com rigor, depois de uma visita realizada terça-feira às instalaçõe­s da companhia, em Saurimo.

Diamantino Azevedo percorreu a mina, centrais de tratamento do minério e o local onde decorrem os trabalhos finais de remoção de terra para permitir o início da exploração, a uma profundida­de de 50 metros, na mina do projecto Luaxe.

“Se tudo correr bem, vamos ter, no Luaxe, uma outra mina de classe mundial, o que, no âmbito da reforma em curso no sector Geológico e Mineiro, representa mais um activo para a obtenção de receitas para o Estado”. O ministro afirmou que operações do género tornamse mais significat­ivas com a aplicação de medidas de reestrutur­ação do sector diamantífe­ro, para criar condições de atrair mais investimen­tos.

Isso vai permitir viabilizar a exploração de outros minérios, como o ouro, cobre, manganês e rochas ornamentai­s, em resposta ao processo de diversific­ação da economia.

Diamantino Azevedo terminou ontem uma visita a projectos mineiros da Lunda-Sul, que o levou ainda a um laboratóri­o de análise mineralógi­cas que arranca em 2020, altura em que ficam concluídos os trabalhos do Plano Nacional de Geologia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola