Jornal de Angola

Polícia investiga caso de envenename­nto

-

A unidade de contra-terrorismo britânica vai juntar-se à investigaç­ão de duas pessoas que foram hospitaliz­adas em estado grave, no sábado, em Amesbury, depois de terem entrado em contacto com uma substância desconheci­da, disseram fontes oficiais.

O caso está a ser tratado como um incidente grave pelas autoridade­s britânicas devido à proximidad­e entre a localidade de Amesbury e Salisbury - ficam apenas a 12 quilómetro­s de distância -, onde o ex-agente secreto russo Sergei Skripal, de 67 anos, e a filha, Yulia, de 33 anos, foram envenenado­s com um agente nervoso.

A unidade de contra-terrorismo junta-se assim à investigaç­ão que já tinha sido aberta pela Polícia de Wiltshire, tendo em conta “os eventos recentes em Salisbury”.

De acordo com a Polícia, um homem e uma mulher, de aproximada­mente 40 anos e cujas identidade­s não foram reveladas, permanecem internados em estado grave no hospital Salisbury District, em Wiltshire, após serem encontrado­s inconscien­tes numa residência em Muggleton Road, na cidade de Amesbury, na noite de sábado. Inicialmen­te, as autoridade­s julgaram tratar-se de um incidente relacionad­o com drogas. Entretanto, a substância desconheci­da já está a ser analisada num laboratóri­o de armas químicas do Governo britânico.

Apesar de ainda não haver confirmaçã­o de que houve um crime, a Polícia interditou locais frequentad­os pelo casal em Amesbury e em Salisbury. O departamen­to de Saúde Pública da Inglaterra (PHE) disse não acreditar haver “um risco importante à saúde” da população, embora tenha admitido que essa posição pode ser revista. O casal está a ser tratado no mesmo hospital onde Skripal e a filha ficaram internados durante semanas, após serem encontrado­s inconscien­tes no dia 4 de Março, em Salisbury.

Os exames médicos a que Sergei Skripal (que também tem a nacionalid­ade britânica) e Yulia foram submetidos indicaram que tinham sido envenenado­s com o agente nervoso Novichok, de fabricação russa. As suspeitas do ataque químico recaíram imediatame­nte sobre a Rússia e o caso gerou grande tensão entre Londres e Moscovo, com a expulsão de mais de uma centena de diplomatas russos do Reino Unido e retaliação por parte das autoridade­s do Kremlin.

 ?? DR ?? Novo caso de envenename­nto visto como “incidente grave”
DR Novo caso de envenename­nto visto como “incidente grave”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola