Jornal de Angola

Manuel Augusto recebido pelo Chefe do Estado luso

Autoridade­s angolanas e portuguesa­s preparam a visita de António Costa a Luanda prevista para Setembro

-

O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe amanhã, em Lisboa, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que se desloca a Portugal para, com as autoridade­s daquele país, preparar a visita do primeiro-ministro luso a Luanda.

António Costa deve visitar Luanda entre Agosto e Setembro, no quadro da normalizaç­ão das relações entre Angola e Portugal.

O chefe da diplomacia angolana afirmou recentemen­te, em Bruxelas, que estava a trabalhar directamen­te com o homólogo português, Augusto Santos Silva, para que o programa da deslocação de António Costa a Angola estivesse “à altura dessa visita”.

O Chefe do Estado angolano esclareceu que só visita Portugal depois de o primeiro-ministro luso visitar Luanda. João Lourenço, que falava na semana passada em Estrasburg­o, no quadro da sua presença no Parlamento Europeu, esclareceu ainda que esta decisão não tem nada a ver com o “Caso Manuel Vicente ou Operação Fizz”. “Acordámos com as autoridade­s portuguesa­s que, antes da minha deslocação a Lisboa, devo receber o primeiro-ministro António Costa”, disse, em resposta a uma questão colocada pela imprensa daquele país.

O Presidente da República fez uma avaliação positiva das relações entre os dois países. “As relações com Portugal estão boas”, afirmou, garantindo, mais adiante, que vai a Portugal logo que estiverem criadas as condições. “As visitas a nível de Chefes de Estado têm de ser preparadas com uma certa antecedênc­ia”, concluiu.

A visita do chefe da diplomacia angolana a Lisboa, acontece na mesma altura em que o novo embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, é acreditado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. O acto está previsto para terça-feira.

Nomeado pelo Presidente João Lourenço no dia 17 de Maio, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca substitui no cargo José Barrica. Entre outras funções, o novo embaixador já exerceu o cargo de secretário para os Assuntos Diplomátic­os e de Cooperação Internacio­nal, durante o mandato do anterior Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

As relações entre Angola e Portugal esfriaram na sequência da “Operação Fizz”, mas devem ser normalizad­as depois do envio para Angola, pelas autoridade­s portuguesa­s, do processo relativo ao exVice-Presidente angolano, Manuel Vicente. A visita a Luanda do primeiromi­nistro português, António Costa, também pode dar um outro impulso nas relações entre os dois países.

As relações diplomátic­as entre Angola e Portugal foram restabelec­idas em finais de Setembro de 1975 e, em Janeiro do ano seguinte, Lisboa abriu um ConsuladoG­eral em Luanda. Em Março de 1977, o embaixador luso João Sá Coutinho apresentou as cartas credenciai­s ao primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.

António Costa deve visitar Luanda entre Agosto e Setembro, no quadro da normalizaç­ão das relações entre Angola e Portugal

No ano seguinte foi aberta a Embaixada de Angola em Lisboa, tendo sido nomeado o embaixador Adriano Sebastião, que em 16 de Junho entregou as cartas credenciai­s ao então Presidente de Portugal, Ramalho Eanes.

Restabelec­idas as relações diplomátic­as, a nível de Embaixadas, e num clima de confiança, Agostinho Neto e Ramalho Eanes lançam, em 24 de Junho, na Guiné-Bissau, os fundamento­s para um novo relacionam­ento entre os dois países, nos termos de um documento denominado “Espírito de Bissau”.

Dois dias depois, também na cidade de Bissau, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação entre Angola e Portugal, instrument­o que foi o primeiro passo sólido para a reconcilia­ção e reaproxima­ção entre os dois povos e países.

O acordo recomendav­a a instituiçã­o de uma Comissão Mista Permanente de Cooperação luso-angolana, cuja primeira reunião se realizou em Lisboa, em Julho de 1979. Além desta, houve outras que impulsiona­ram as relações bilaterais entre os dois países.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chefe da diplomacia angolana deve ser recebido amanhã no Palácio de Belém
EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe da diplomacia angolana deve ser recebido amanhã no Palácio de Belém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola