Jornal de Angola

Famílias são prevenidas contra malária e cólera

- César Esteves

Várias famílias do Distrito Urbano do Golfe, em Luanda, foram ontem instruídas sobre os métodos de prevenção da cólera e da malária, doenças que têm criado muitas vítimas mortais no país.

A campanha, uma iniciativa da Associação África Sem Fome (ASF), em parceria com a Administra­ção Municipal do Kilamba Kiaxi, surge em apoio aos esforços do Governo, no sentido de prevenir às famílias sobre essas duas doenças.

Durante o dia de ontem, os membros da associação, que efectuaram a campanha porta a porta, ofereceram à várias famílias daquela circunscri­ção mais de três mil unidades de Bactivec, um produto que ajuda a combater as larvas que originam a existência de mosquitos.

O presidente da ASF, Quirioe dos Santos João, disse ao Jornal de Angola que a campanha foi lançada depois de se ter notado que muitas famílias continuam a relegar, para segundo plano, os métodos de prevenção contra as enfermidad­es. Quirioe dos Santos João informou que no primeiro dia do lançamento da campanha foram distribuíd­os mais de três mil unidades de Bactivec. Disse que pretende-se com a iniciativa distribuir cerca dez mil unidades desse produto à comunidade do distrito urbano do Golfe.

Segundo o responsáve­l, numa primeira campanha de entrega de produto de combate às larvas contemplou os munícipes do distrito urbano do Golfe e garantiu que posteriorm­ente será extensivo aos demais municípios da província de Luanda.

Além da distribuiç­ão de Bactivec, também estão a orientar às famílias a colocarem lixívia na água, no sentido de evitarem a cólera.

Clarry Ndongala, médico e membro da ASF, disse que algumas famílias só são afectadas por essas patologias por não colocarem em prática os métodos de prevenção. “Elas só se lembram dos métodos de prevenção quando são atacadas pela doença. Independen­temente de haver ou não surto tem de se prevenir”, alertou. Distribuíd­o mais de três mil unidades de Bactivec aos munícipes

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola