Jornal de Angola

Detidos cidadãos por crimes diversos

- Venâncio Victor|Malanje António Gonçalves| Benguela

Um total de 13 cidadãos nacionais e estrangeir­os, envolvidos em roubos qualificad­o, homicídios frustrado, posse e uso de liamba, foram detidos na província de Malanje, entre os dias 29 de Junho e 1de Julho, durante a micro-operação “Fim de semana seguro”, informou o porta-voz da Polícia Nacional.

O intendente Junqueira António disse que a operação consistiu no combate à criminalid­ade, imigração ilegal, desordem pública, bem como no reordename­nto do trânsito em diversos bairros periférico­s, com destaque para Catepa, Canâmbua, Cangambo, Maxinde e no centro da cidade.

Junqueira António explicou que da operação resultou da apreensão de 32 viaturas, das quais dois ciclos motores e igual número de motociclos. Foram ainda aplicadas sete multas, sendo seis por infracções ao Código de Estrada, no valor de 90 mil kwanzas.

Junqueira António disse ter sido aplicada uma pena por infracções migratória­s no valor de 165 dólares, além da apreensão de três colunas de som e 600 litros de gasóleo. O intendente Junqueira António confirmou a detenção de quatro cidadãos por condução por efeito de álcool, nos bairros da Vila Matilde e Ritondo.

Por outro lado, o segundocom­andante provincial da Polícia Nacional em Malanje para a Protecção e Intervençã­o, subcomissá­rio José Muanda, afirmou o compromiss­o de continuar a combater no seio da corporação comportame­ntos desviantes que alguns efectivos insistem em praticar, em detrimento dos objectivos e da imagem da corporação.

O subcomissá­rio José Muanda fez este pronunciam­ento no acto que marcou a passagem do 25.º aniversári­o da Unidade de Protecção de Individual­idades Protocolar­es (UPIP), tendo destacado a importânci­a do órgão. Para a realização deste objectivo, frisou o responsáve­l, deve haver uma maior articulaçã­o entre os demais órgãos do Estado e o cidadão, com base no respeito, consideraç­ão, tratamento digno na busca de soluções para os problemas do momento. Questões passionais podem estar entre as principais causas que motivaram quintafeir­a, no bairro da Cabaia, município da Catumbela, o jovem Jacinto Monteiro, 30 anos, a tirar a vida da mulher e do filho, para posteriorm­ente se suicidar.

Depois de estrangula­r o pescoço da mulher, Elizângela Fonseca, 27 anos, e o do filho, de dois, Jacinto Monteiro suicidou-se com um tiro na cabeça, apontam especialis­tas em criminalís­tica.

Antes de perpetrar o infausto acontecime­nto, o jovem terá transporta­do a família numa viatura ligeira, alugada numa “rent-a-car”, explicou o pai da mulher do suposto suicida, que preferiu anonimato.

A fonte explicou que, embora tivessem alguma relação, o casal encontrava-se separado há mais de três meses, por causa dos vários conflitos que o lar enfrentava. Na quarta-feira, Jacinto Monteiro e a mulher levaram o filho a uma consulta médica, de onde nunca mais voltaram, disse o pai da senhora.

Especialis­tas em Criminalís­tica adiantam que o acto poderá ter ocorrido noutro local, onde o autor com a sua robustez física estrangulo­u Elizângela Fonseca e o filho, tendo mais tarde levado os corpos para aquela zona, no sentido de abandoná-los. Os especialis­tas acreditam ainda que a consciênci­a terá pesado ao suposto suicida, que, em seguida, preferiu tirar a própria vida com recurso a uma pistola de marca “Star”, com a qual desferiu um tiro na cabeça.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional de Benguela, superinten­dente-chefe Pinto Caimbambo, disse que se presume tratar de um duplo homicídio por estrangula­mento e suicídio. O oficial da Polícia Nacional garantiu que o Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) vai instaurar o respectivo processo para que sejam apuradas as verdadeira­s causas que motivaram o cometiment­o destes crime.

Pinto Caimbambo aproveitou a oportunida­de para apelar à sociedade total serenidade, sobretudo em casais, no sentido de primarem pelo diálogo e não enveredare­m por práticas que choquem a sociedade. Daí solicitar um maior envolvimen­to das igrejas na educação da consciênci­a humana.

Durante a remoção dos cadáveres, a Polícia encontrou na viatura uma garrafa com gasolina e a pistola usada pelo suposto suicida.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Operação foi realizada nos bairros Ritondo e Vila Matilde
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Operação foi realizada nos bairros Ritondo e Vila Matilde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola