Jornal de Angola

Antiga capital dos reis celebra ano da elevação

-

O descerrame­nto da placa de inscrição de Mbanza Kongo na Lista do Património Mundial da Unesco é um dos pontos altos da comemoraçã­o de um ano da elevação da antiga capital dos Reis a monumento da Humanidade.

A cerimónia conta ainda com a entrega oficial do Diploma Comité do Património Mundial, a apresentaç­ão dos Termos de Referência do Museu do Reino do Kongo, a abertura do Programa Radiofónic­o do Comité de Gestão Participat­iva do Centro Histórico de Mbanza Kongo, a realização da Expo Kongo (feira de produtos agrícolas, minerais e pescas), Palestras e Seminários, Exposições de Arte e Pinturas ao Ar Livre, que acontecem ao longo de todo mês de Julho.

A cerimónia oficial do 1º Aniversari­o da Elevação de Mbanza Kongo a Património Mundial, enquadra-se nas festas da cidade de Mbanza Kongo e é presidida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Por ocasião da Celebração da data, o Governo da Província do Zaire e o Ministério da Cultura promovem a realização de várias outras actividade­s culturais no âmbito das festividad­es que decorrerão no mês em curso.

Mbanza Kongo, capital do antigo Reino do Kongo é detentora de um património material e imaterial excepciona­l. A cidade foi inscrita na lista do Património Mundial da Unesco a 8 de Julho de 2017, durante a 41ª Sessão do Comité deste órgão, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia.

Dada a importânci­a deste feito histórico, o dia 8 de Julho foi adoptado como o dia da província do Zaire.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola