Jornal de Angola

Inspectore­s de Defesa da SADC estão reunidos na capital angolana

- Adelina Inácio

Os inspectore­s de Defesa da SADC estão desde ontem reunidos em Luanda para preparar a elaboração de um manual de inspecção e melhorar os padrões de procedimen­tos operaciona­is.

O inspector-geral da Defesa Nacional, general Marques Correia “Banza”, que fez a abertura da reunião da troika do grupo de trabalho, garantiu que estes dois documentos vão ser submetidos à aprovação na 13ª reunião geral anual, a realizar-se em Fevereiro do próximo ano, em Luanda.

Marques Correia pediu aos participan­tes maior atenção ao curso de formação de formadores e à inspecção ao “Exercício militar Posto Comando”, a realizar-se no Malawi, de maneira que os inspectore­s dos países membros da SADC actuem de forma conjunta no interesse da defesa dos Estados e fortalecim­ento das forças de defesa. A ideia, disse, é desenvolve­r o grupo de trabalho de inspectore­s de defesa da SADC para solidifica­ção da região.

O inspector da Defesa Nacional adiantou que, nesta reunião, os participan­tes vão, também, analisar a possibilid­ade de inspecção ao contingent­e da missão preventiva da SADC no Lesotho.

Marques Correia “Banza” lembrou que, desde a sua criação, o grupo de trabalho dos inspectore­s tem realizado várias actividade­s inspectiva­s no domínio da defesa da região, com destaque para a inspecção geral ao exercício militar “Amani África II”, em Lohata, África do Sul, ao Centro Regional de Formação de Manutenção de Paz, em Harare, Zimbabwe, e ao curso de formação de formadores de inspectore­s militares.

A. N. Nanbau, inspectorg­eral da Defesa da Namíbia e presidente da troika, adiantou que o objectivo principal da reunião é discutir sobre as recomendaç­ões saídas do encontro anual geral e da reunião dos chefes da Defesa que teve lugar em Maio deste ano, em Luanda.

O objectivo primário da inspecção da Defesa, disse, é avaliar se os meios e recursos financeiro­s, humanos ou de outro carácter das Forças Armadas estão a ser bem utilizados. O inspector militar namibiano garantiu que o grupo vai melhorar os padrões de procedimen­tos e continuar com as actividade­s de inspecção, principalm­ente as relacionad­as com os exercícios militares da SADC ou qualquer actividade que envolvam as Forças Armadas.

 ??  ??
 ?? AGOSTINHO NARCISCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inspector-geral da Defesa Nacional, general Correia “Mbanza”
AGOSTINHO NARCISCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Inspector-geral da Defesa Nacional, general Correia “Mbanza”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola