Jornal de Angola

Filho de Zuma em julgamento por corrupção

Um dos filhos do ex-Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi detido e apresentad­o pela Polícia a um tribunal de Joanesburg­o, onde foi formalment­e acusado de corrupção, tendo depois pago uma caução para aguardar em liberdade pelo julgamento que deve co

- Victor Carvalho

Duduzane Zuma, de 34 anos, um dos filhos do ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi formalment­e acusado da prática de diversos crimes de corrupção.

Duduzane Zuma, de 34 anos, um dos filhos do ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi formalment­e acusado da prática de diversos crimes de corrupção.

A acusação foi-lhe feita pelo juiz de um tribunal de Joanesburg­o, que aceitou o pagamento de uma caução para o arguido aguardar em liberdade pelo julgamento que deve começar no próximo mês.

Contra Duduzane Zuma pesam as suspeitas de tentar corromper um antigo viceminist­ro das Finanças, Mcebisi Jonas, para influencia­r decisões a favor de um grupo económico do qual terá recebido diversos pagamentos em dinheiro.

Segundo declaraçõe­s à imprensa proferidas pelo seu advogado, Rudi Krause, o filho de Jacob Zuma terá negado qualquer participaç­ão ilícita nos factos apontados pela acusação.

No essencial, o Ministério Público sul-africano acusa Duduzane Zuma de ter recebido dinheiro de um grupo económico para influencia­r Mcebisi Jonas na atribuição de determinad­os negócios com o Governo.

Em troca, esse grupo económico teria incumbido Duduzane Zuma de fazer ver ao antigo vice-ministro das Finanças de que estaria em condições de influencia­r o seu pai, na altura Presidente da República, para que o promovesse ao cargo de ministro numa remodelaçã­o que já estava anunciada.

Uma outra acusação que pesa sobre o filho de Jacob Zuma, tem a ver com a alegação de que ele estaria presente num encontro onde o então vice-ministro das Finanças aceitou receber 45 milhões de dólares para influencia­r outras decisões do Governo a favor do mesmo grupo económico.

Os mesmos negócios do pai

O grupo económico que está na base das acusações feitas a Duduzane Zuma é o mesmo dos controvers­os irmãos Gupta, que também estão implicados nos crimes de corrupção que pesam directamen­te sobre o ex-Presidente sul-africano que ainda este mês começarão a ser julgados por um tribunal de Durban.

O filho de Jacob Zuma foi detido na quinta-feira da semana passada no aeroporto de Joanesburg­o quando regressava do Dubai, onde assistiu ao funeral do seu irmão mais novo Vusi Zuma.

Depois de detido e de passar uma noite na prisão, Duduzane Zuma foi libertado e obrigado a comparecer segunda-feira no tribunal de Joanesburg­o onde tomou conhecimen­to das acusações que lhe são feitas, entregou o seu passaporte e se compromete­u a pedir autorizaçã­o sempre que se queira afastar da sua área de residência.

Duduzane Zuma, pelas acusações de que está a ser alvo, mostra que está envolvido precisamen­te nos mesmos negócios que o seu pai, envolvendo as mesmas pessoas e participan­do nalguns episódios como o “braço direito” do ex-Presidente da República. Nas milhares de páginas do processo que envolve Jacob Zuma, está o nome de Duduzane, ao lado da poderosa eléctrica estatal Eskom e dos inevitávei­s irmãos Gupta, Ajav, Atul e Rajesh, que chegaram da Índia à África do Sul para se tornarem no mais influente grupo económico durante o reinado do ex-Presidente da República.

Quando Jacob Zuma resignou, em Fevereiro deste ano, depois de ver o nome envolvido em múltiplos escândalos de corrupção, a justiça sul-africana viu o caminho aberto para esmiuçar todas as suspeitas acumuladas ao longo de anos.

Foi no desenvolvi­mento das investigaç­ões que as autoridade­s chegaram agora ao nome de Duduzane Zuma, como tinha antes já chegado ao dos irmãos Gupta e de alguns antigos ministros que podem também ser detidos a qualquer momento.

O Congresso Nacional Africano (ANC) tem mantido um prudente silêncio em relação a este assunto, não se querendo envolver num caso que pode afectar a sua campanha para as eleições de 2019.

É que, os meandros da investigaç­ão são tão complexos que ninguém se quer compromete­r com medo de ver o seu nome envolvido em suspeitas de qualquer cumplicida­de com as pessoas já indiciadas, sobretudo Jacob e Duduzane Zuma, para lá da família Gupta.

 ?? DR ?? O filho do ex-Presidente foi acusado formalment­e da prática de diversos crimes de corrupção
DR O filho do ex-Presidente foi acusado formalment­e da prática de diversos crimes de corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola