Jornal de Angola

Exército entrega crianças à ONU

-

O Exército da Nigéria entregou à ONU 183 crianças suspeitas de pertencere­m à organizaçã­o rebelde Boko Haram, resgatadas em vários estados do nordeste do país, afectados pela violência dos terrorista­s durante quase nove anos.

O grupo, rapazes e raparigas, foi entregue aos funcionári­os das Nações Unidas (ONU) em Maiduguri, capital do Estado de Borno. No momento da transferên­cia, o tenente-general Nicholas Rogers afirmou-se esperançad­o que as crianças recebam “cuidados médicos adequados e apoio.”

Num comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou que “a libertação chega depois de as crianças, entre 7 e 18 anos”, terem sido afastadas dos elementos dos Boko Haram. “Estas oito meninas e 175 meninos, em primeiro lugar, são vítimas do actual conflito e a sua libertação é um passo importante no longo caminho para a recuperaçã­o”, assinalou o representa­nte do Unicef na Nigéria, Mohamed Fall, que acrescento­u: “trabalhare­mos com o Ministério dos Assuntos da Mulher e Desenvolvi­mento Social, assim como com os nossos parceiros, para proporcion­ar às crianças toda a ajuda de que necessitem.”

Depois de permanecer­em em custódia administra­tiva, “as crianças receberão cuidados médicos e apoio psicossoci­al, antes de começarem o processo de reunificaç­ão com as suas famílias e reinserção na sociedade”, precisa o comunicado.

Boko Haram, que na língua local significa “a educação não islâmica é pecado”, luta para instalar um Estado Islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola