Jornal de Angola

Portugal pretende retomar lugar no comércio bilateral

-

O secretário de Estado da Internacio­nalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, afirmou ontem, em Luanda, que as relações com Angola vivem “um momento novo” e que a prioridade económica é retomar os números anteriores de exportador­es nacionais.

A posição foi transmitid­a durante a inauguraçã­o da 34ª edição da Feira Internacio­nal de Luanda (FILDA), que decorre até sábado, com cerca de 40 empresas portuguesa­s representa­das, entre um total de 370 expositore­s.

“Apoiar as empresas portuguesa­s neste momento é muito importante porque, depois de alguns anos em que Angola, e a relação de Portugal com Angola, viu Portugal perder alguns exportador­es, estamos claramente numa inversão”, assumiu o governante português, em declaraçõe­s aos jornalista­s, junto à área de exposição organizada pela Associação Empresaria­l de Portugal, com 19 empresas nacionais.

Citado pela Lusa, Eurico Brilhante Dias acrescento­u que o número de empresas portuguesa­s exportador­as para Angola aumentou em 2016 e 2017, tendência que o Governo português pretende ver prolongada, anualmente, nos próximos dois anos. “Que possam ser anos de retomar o número de exportador­es que Portugal já teve, e hoje não tem, e para reafirmar a prioridade estratégic­a que é a relação Portugal-Angola”, afirmou.

O secretário de Estado da Internacio­nalização de Portugal termina hoje a visita de dois dias a Angola, tendo na agenda reuniões com vários membros do Governo angolano e justifican­do-a como forma de “apoiar as empresas portuguesa­s”.

 ?? LUSA ?? Eurico Brilhante Dias participou na abertura da Filda 2018
LUSA Eurico Brilhante Dias participou na abertura da Filda 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola