Jornal de Angola

Angola está longe de ter sistema eléctrico robusto

Porta-voz da empresa de distribuiç­ão de energia eléctrica fala dos constrangi­mentos vividos no sector devido à crise

- Kílssia Ferreira

Angola não tem ainda técnicos em quantidade desejável para assegurar um sistema eléctrico robusto, afirmou, ontem, em Luanda, o porta-voz da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE).

O engenheiro Pedro Bila respondia a uma pergunta relacionad­a com os constrangi­mentos registados pela empresa pública e que estão na origem dos cortes que ainda ocorrem no processo de distribuiç­ão de energia eléctrica no país.

“É como se a senhora jornalista estivesse a perguntar quando deixará de morrer alguém em Angola”, comentou o engenheiro Pedro Bila, antes de responder em concreto a pergunta sobre para quando o fim dos cortes de energia em Luanda.

Uma outra razão apontada por Pedro Bila é o facto de, em Angola, não se fabricar nada electrónic­o, incluindo cabos. “Quem pode gerir bem assim?”, interrogou Pedro Bila, lembrando que “a maioria da população não sabe usar a energia correctame­nte”, referindo-se implicitam­ente à sobrecarga na rede, em alguns períodos do dia, sendo esta uma outra razão dos constrangi­mentos.

Pedro Bila informou que a ENDE procura parceiros internos para “investir na aquisição de contadores” para os clientes do sistema de consumo pré-pago de energia eléctrica, uma preocupaçã­o resultante da falta de reposição de stocks, por não haver ultimament­e cambiais para a importação de contadores e outros equipament­os do sistema pré-pago.

Carteira de clientes

Mais famílias vão beneficiar de energia eléctrica em Luanda, onde está em curso um projecto de electrific­ação, financiado pela linha de crédito da China, que disponibil­izou 675 milhões de dólares. Os beneficiár­ios são 337.500 famílias. O projecto prevê a instalação de mil postos de transforma­ção de energia e nove subestaçõe­s, devendo o trabalho ficar concluído em 24 meses.

A ENDE está preocupada com a falta de reposição de stocks de contadores pré-pago, por não haver cambiais para a sua importação

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governo executa um plano para diminuir o défice registado na produção de energia eléctrica
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Governo executa um plano para diminuir o défice registado na produção de energia eléctrica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola