Jornal de Angola

Dia Mundial da População comemorado com palestras

-

“O planeament­o familiar é um direito humano” é o lema de um encontro multi-sectorial, que vai decorrer hoje, no Magistério Mutu-ya-Kevela, em Luanda, para saudar o 11 de Julho, Dia Mundial da População.

O encontro, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), vai ser assistido pelos ministros da Justiça, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher e Juventude e Desportos e pela representa­nte do FNUAP em Angola.

Num documento enviado ontem ao Jornal de Angola, o Ministério da Educação recorda que, há 50 anos, foi realizada a conferênci­a de Teerão, na qual foi proclamado um acordo global relativo aos direitos básicos de os casais determinar­em livremente e com responsabi­lidade o número de filhos e o intervalo ideal entre uma gravidez e outra.

O acordo firmado em Teerão, de acordo com o documento, tornou-se, duas décadas depois, na “pedra angular” do Programa de Acção da Conferênci­a Internacio­nal da População e Desenvolvi­mento (CIPD).

O Dia Mundial da População foi instituído com o objectivo de alertar os Estados e as instituiçõ­es para as questões do planeament­o e do desenvolvi­mento populacion­al, uma vez que uma parte significat­iva da Humanidade não tem ainda acesso aos recursos e serviços básicos, como saúde, educação, saneamento básico e alimentaçã­o.

No Mundo, lembra o documento, a efeméride é comemorada com palestras motivacion­ais, entrevista­s, mesas redondas e outros eventos de carácter promociona­l, em que são prestados depoimento­s pessoas que viram melhorada a qualidade de vida através do planeament­o familiar.

A efeméride foi criada, em 1989, pelo Conselho de Governador­es do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento e o motivo que esteve na origem da institucio­nalização da data foi o facto de o Mundo ter atingido em 1987 cinco mil milhões de pessoas.

Actividade académica

A Universida­de Agostinho Neto associa-se à comemoraçã­o da efeméride com a realização na manhã de hoje, na Faculdade de Letras, de uma conferênci­a sobre “População e Mercado do Trabalho em Angola”, a ser proferida pelo professor Lukombo Nzatuzola.

A conferênci­a é organizada pelo Centro de Estudos e Investigaç­ão em População da primeira universida­de criada em Angola e a cerimónia de abertura vai ser presidida pelo reitor interino, Pedro Magalhães.

Na conferênci­a, vão ser apresentad­os dois relatórios de investigaç­ão, um sobre “O estado actual da educação no município da Quiçama” e outro sobre a “Feitiçaria e desequilíb­rio da sociedade em Angola”, e também o balanço do “Seminário de descrição linguístic­a”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola