Jornal de Angola

Arte e negócio caminham de mãos dadas

- Manuel Albano

A arte pode ser uma fonte de negócio muito rentável quando bem explorada e usada com profission­alismo. Essa afirmação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo coreógrafo e fundador do projecto Batoto Yetu nos Estados Unidos, o angolano Júlio Leitão.

O coreógrafo, que ontem dissertou sobre “O desenvolvi­mento do negócio da arte do ‘hobby’ à profission­alização”, na Mediateca de Luanda, está no país para partilhar as suas experiênci­as artísticas de mais de 30 anos na diáspora, com passagens por Portugal e, agora, nos Estados Unidos.

Durante a palestra, o orador, que já trabalhou ao lado de estrelas como Michael Jackson, Whitney Houston e Harold Belafonte, falou das suas experiênci­as como escultor, coreógrafo, inventor, empreended­or e fundador da Associação Batoto Yetu, uma companhia de dança africana, sem fins lucrativos radicada nos Estados Unidos.

Coreógrafo, que pelo seu trabalho com crianças afroameric­anas recebeu a Medalha da Paz das Nações Unidas, e os prémios Sun Days, Samuel and May Rudin Community Service e o Children’s Champion, disse que tem aproveitad­o todo o seu currículo para tornar os projectos em negócios rentáveis e auto-sustentáve­is.

Na sua opinião, um artista tem por obrigação ser o mais criativo e inovador possível, de maneira a merecer o reconhecim­ento da sociedade e o Estado. “A minha vivência na diáspora mostrou-me que o mérito e reconhecim­ento dos fazedores de artes só aparece quando levamos a arte como um compromiss­o sério na base do profission­alismo.”

A vinda a Luanda de Júlio Leitão é parte do programa da Embaixada dos Estados Unidos em Angola de fomento do empreended­orismo. Além de Luanda, onde vai igualmente visitar galerias de artes, o coreógrafo e empresário desloca-se à cidade do Lubango na sexta-feira, com o mesmo propósito.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Coreógrafo Júlio Leite, do grupo de dança Batoto Yetu
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Coreógrafo Júlio Leite, do grupo de dança Batoto Yetu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola