Con­fir­ma­do re­en­con­tro de fa­mí­li­as co­re­a­nas

Seul e Pyongyang con­ti­nu­am a dar pas­sos fir­mes pa­ra me­lho­ria das re­la­ções des­de a ci­mei­ra dos Che­fes de Es­ta­do

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

Fa­mí­li­as di­vi­di­das pe­la Guer­ra da Co­reia de 19501953, vão re­en­con­trar­se em Agos­to. O mi­nis­tro sul-co­re­a­no da Uni­fi­ca­ção afir­mou que os en­con­tros tem­po­rá­ri­os re­a­li­zam-se en­tre os di­as 20 e 26 de Agos­to.

A Co­reia do Nor­te e a Co­reia do Sul vão per­mi­tir que as fa­mí­li­as di­vi­di­das pe­la Guer­ra de 1950-1953 se re­en­con­trem, con­fir­mou on­tem ao “The In­de­pen­dent”, o mi­nis­tro da Uni­fi­ca­ção da Co­reia do Sul.

As reu­niões tem­po­rá­ri­as vão de­cor­rer no “re­sort” Di­a­mond Moun­tain, en­tre os di­as 20 e 26 de Agos­to, acres­cen­tou o mi­nis­tro.

A no­tí­cia re­fe­re que ca­da uma das Co­rei­as vai en­vi­ar 100 par­ti­ci­pan­tes pa­ra os en­con­tros. O úl­ti­mo en­con­tro se­me­lhan­te re­a­li­zou-se em 2015.

Com o fim da Guer­ra da Co­reia, que ter­mi­nou com um ar­mis­tí­cio em vez de um tra­ta­do de paz, as du­as Co­rei­as dei­xa­ram mi­lhões de pes­so­as, im­pos­si­bi­li­ta­das de vi­si­tar os fa­mi­li­a­res que vi­vem do ou­tro la­do da fron­tei­ra.

Mui­tas des­tas fa­mí­li­as fi­ca­ram dé­ca­das sem sa­ber so­bre os fa­mi­li­a­res por­que os go­ver­nos proi­bi­ram tam­bém a tro­ca de cor­res­pon­dên­cia, te­le­fo­ne­mas ou cor­rei­os elec­tró­ni­cos.

Os en­con­tros mar­ca­dos pa­ra Agos­to sur­gem nu­ma al­tu­ra em que o Nor­te e Sul têm me­lho­ra­do subs­tan­ci­al­men­te as re­la­ções, prin­ci­pal­men­te de­pois da ci­mei­ra de Sin­ga­pu­ra, que ter­mi­nou com um acor­do en­tre o Pre­si­den­te nor­te­a­me­ri­ca­no, Do­nald Trump, e lí­der da Co­reia do Nor­te, Kim Jong-un, des­cri­to co­mo “his­tó­ri­co” e “abran­gen­te”.

O mi­nis­tro da Uni­fi­ca­ção da Co­reia do Sul dis­se que o en­con­tro vai dis­cu­tir for­mas de ma­te­ri­a­li­zar com­pro­mis­sos que re­sul­ta­ram da ci­mei­ra en­tre o Pre­si­den­te sul-co­re­a­no, Mo­on Jae-in, e Kim Jong-un.

As du­as ci­mei­ras en­tre os dois lí­de­res abri­ram vá­ri­os ca­nais de co­mu­ni­ca­ção com vis­ta à paz en­tre as du­as Co­rei­as, in­cluin­do con­ver­sa­ções mi­li­ta­res pa­ra re­du­zir a tensão na fron­tei­ra e reu­niões pa­ra cri­ar uma par­ti­ci­pa­ção des­por­ti­va con­jun­ta nos pró­xi­mos Jo­gos Asiá­ti­cos, agen­da­dos pa­ra a In­do­né­sia.

Ca­da uma das Co­rei­as vai en­vi­ar cem par­ti­ci­pan­tes pa­ra os en­con­tros em Agos­to. A úl­ti­ma reu­nião se­me­lhan­te re­a­li­zou-se em 2015

DR

Ci­mei­ra his­tó­ri­ca en­tre Kim Jong-un e Mo­on-Jae-in pro­duz re­sul­ta­dos sa­tis­fa­tó­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.