Re­sis­tên­cia cro­a­ta

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

A Croá­cia de­fron­ta a Fran­ça, no do­min­go no es­tá­dio Luzh­niky, em Mos­co­vo, na fi­nal da 21ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to do Mun­do de fu­te­bol, que de­cor­re na Rús­sia, ao der­ro­tar on­tem a In­gla­ter­ra, por 2-1, após pro­lon­ga­men­to, de­pois da igual­da­de a uma bo­la re­gis­ta­da no tem­po re­gu­la­men­tar.

Os in­gle­ses adi­an­ta­ram­se no mar­ca­dor mui­to ce­do, aos cin­co mi­nu­tos, re­sul­ta­do que se man­te­ve até ao in­ter­va­lo, de uma pri­mei­ra par­te em que os cro­a­tas dei­xa­ram os in­gle­ses to­ma­rem con­ta do jo­go. A re­ac­ção da Croá­cia só acon­te­ceu na se­gun­da par­te, pro­cu­ran­do in­ces­san­te­men­te o go­lo da igual­da­de, an­te uma equi­pa in­gle­sa que pa­re­cia sa­tis­fei­ta com a ma­gra van­ta­gem. A se­lec­ção cro­a­ta foi aper­tan­do o cerco ao úl­ti­mo re­du­to dos in­gle­ses, pres­são que veio a sur­tir efei­to aos 68 mi­nu­tos, com Pe­ri­sic a res­ta­be­le­cer a igual­da­de. Os cro­a­tas con­ti­nu­a­ram a pres­si­o­nar em bus­ca do go­lo da vi­tó­ria, mas a In­gla­ter­ra de­fen­deu-se bem até ao fi­nal dos no­ven­ta mi­nu­tos.

No pro­lon­ga­men­to, a In­gla­ter­ra en­trou mais afoi­ta e pro­cu­rou des­fa­zer a igual­da­de, mas a Croá­cia, que pa­re­cia já al­go can­sa­da, re­ser­vou a re­ac­ção pa­ra a se­gun­da par­te do tem­po ex­tra, on­de apa­re­ceu ou­tra vez no co­man­do das ope­ra­ções en­cur­ra­lan­do os in­gle­ses no seu úl­ti­mo re­du­to. Fru­to des­ta ava­lan­che ofen­si­va, sur­giu o go­lo de Mand­zu­kic, aos 109 mi­nu­tos. A In­gla­ter­ra ain­da ten­tou for­çar as gran­des pe­na­li­da­des, mas a Croá­cia sou­be fe­char-se mui­to bem e con­se­guiu o mai­or fei­to da his­tó­ria do seu fu­te­bol, ao qua­li­fi­car-se pe­la pri­mei­ra vez pa­ra uma fi­nal do cam­pe­o­na­to do Mun­do.

A Croá­cia con­se­guiu, as­sim, che­gar à pri­mei­ra fi­nal de sem­pre. O mais lon­ge que a Croá­cia ti­nha atin­gi­do num Mundial re­mon­ta a 1998, em Fran­ça, quan­do con­se­guiu o ter­cei­ro lu­gar. Ago­ra, 20 anos de­pois des­sa con­quis­ta, os cro­a­tas es­tão na fi­nal do Mundial da Rús­sia, on­de vão en­con­trar a Fran­ça.

DR

DR

Má­rio Mand­zu­kic foi o autor do go­lo de­ci­si­vo dos cro­a­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.