Jornal de Angola

Primeiro-ministro da Tailândia agradece a todos que ajudaram

-

O primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, agradeceu ontem a todas as pessoas envolvidas nas operações de resgate dos 12 menores e do seu treinador de uma gruta inundada no norte da Tailândia, depois de uma operação delicada e que centralizo­u as atenções do mundo.

Num discurso televisivo, o chefe do Governo tailandês disse que o sucesso da missão de resgate dependeu dos esforços das autoridade­s governamen­tais, da assistênci­a das pessoas na Tailândia e no estrangeir­o e do grande apoio moral. Prayuth Chan-ocha também lamentou a morte de Saman Kunan, o antigo membro das forças especiais da Marinha tailandesa que morreu na semana passada, depois de transporta­r garrafas de oxigénio para o interior da gruta.

“A sua honra, sacrifício e legado estarão sempre nos nossos corações”, afirmou o primeiro-ministro. Os 12 rapazes, entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25, foram explorar uma gruta na província de Chiang Rai, depois de um jogo de futebol no dia 23 de Junho.

O grupo ficou preso na gruta durante 18 dias, metade dos quais sem acesso à água potável e à comida.

Os rapazes e o treinador foram retirados numa operação que durou três dias e que começou no domingo, quando os mergulhado­res conseguira­m retirar da gruta os quatro primeiros rapazes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola