Eli­mi­na­ção da pri­mei­ra clas­se es­tá em es­tu­do

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Jo­sé Ku­vin­gua tam­bém deu co­mo cer­tos es­tu­dos in­ter­nos da TAAG con­sa­gra­dos à eli­mi­na­ção da pri­mei­ra clas­se nos vo­os da com­pa­nhia, ou­tra de­ci­são de­cor­ren­te do pla­no es­tra­té­gi­co apre­sen­ta­do em Ju­nho.

O ob­jec­ti­vo des­sa de­ci­são é o da re­du­ção de cus­tos ope­ra­ci­o­nais, uma va­riá­vel pa­ra­le­la à da ren­ta­bi­li­za­ção no Pla­no Es­tra­té­gi­co da TAAG, lem­brou o pre­si­den­te do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da com­pa­nhia a es­te jor­nal.

A trans­por­ta­do­ra de­ba­te­se com a pre­va­lên­cia de ta­ri­fas que não co­brem os cus­tos ope­ra­ci­o­nais e com uma ar­re­li­a­do­ra fac­tu­ra re­la­ti­va aos com­bus­tí­veis, sen­do es­ta uma das cau­sas que le­va­ram à de­ci­são de es­ta­be­le­cer os es­tu­dos pa­ra a eli­mi­na­ção des­se ser­vi­ço.

As in­for­ma­ções ob­ti­das de ou­tras fon­tes pe­la nos­sa re­por­ta­gem tam­bém dão con­ta que o ser­vi­ço pas­sou a es­tar su­jei­to a uma fra­ca pro­cu­ra de­pois das me­di­das de res­tri­ção eco­nó­mi­ca e or­ça­men­tal apli­ca­das pe­lo Exe­cu­ti­vo, o que re­du­ziu a ta­xa de ocu­pa­ção da pri­mei­ra clas­se, ge­ral­men­te fre­quen­ta­da por fun­ci­o­ná­ri­os do Es­ta­do em des­lo­ca­ções ofi­ci­ais.

Jo­sé Ku­vin­gua su­bli­nhou que, des­de que a TAAG pas­sou a ter gestão pro­fis­si­o­nal, com con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção li­de­ra­do por qua­dros in­di­ca­dos pe­la Emi­ra­tes - al­guns dos quais per­ma­ne­cem na com­pa­nhia - o le­ma da com­pa­nhia tem si­do “ren­ta­bi­li­zar sim, mas re­du­zir os cus­tos”, com o que se pro­cu­ra con­tro­lá-los em ní­veis bai­xos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.