Se­gu­ros di­mi­nu­em a des­pe­sa pú­bli­ca

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Natacha Ro­ber­to

Os se­gu­ros obri­ga­tó­ri­os, de vi­da e os pla­nos de saú­de aju­dam o Exe­cu­ti­vo a re­du­zir de for­ma sig­ni­fi­ca­ti­va as des­pe­sas es­ta­tais re­la­ti­vas a es­te sec­tor, segundo a ad­mi­nis­tra­do­ra da Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Se­gu­ros de An­go­la (ENSA), He­le­na Fran­cis­co, que fa­la­va nu­ma con­fe­rên­cia so­bre a im­por­tân­cia dos se­gu­ros na di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia, que de­cor­reu na Feira In­ter­na­ci­o­nal de Lu­an­da (FILDA).

He­le­na Fran­cis­co, que abor­da­va o te­ma “Se­gu­ro co­mo fac­tor de di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia an­go­la­na”, con­si­de­rou im­por­tan­te a par­ti­ci­pa­ção do se­gu­ro nos pro­jec­tos do Es­ta­do, com vis­ta a re­du­zir os ris­cos.

A res­pon­sá­vel con­si­de­rou que o se­gu­ro vi­a­bi­li­za o bom de­sem­pe­nho da eco­no­mia. “É com o se­gu­ro que se pro­mo­ve a re­du­ção de da­nos que, de for­ma fre­quen­te, acon­te­cem em vá­ri­os sec­to­res da eco­no­mia”, acres­cen­tou a res­pon­sá­vel, que apon­tou me­di­das de pre­ven­ção con­tra os ris­cos pa­ra ga­ran­tir es­ta­bi­li­da­de do mer­ca­do.

Pa­ra He­le­na Fran­cis­co, a es­ta­bi­li­da­de fi­nan­cei­ra pro­por­ci­o­na­da pe­lo se­gu­ro é fun­da­men­tal, pois as­sim, a mai­or par­te dos pré­mi­os re­tor­na pa­ra a so­ci­e­da­de na for­ma de indemnizações.

“Os pré­mi­os de se­gu­ros des­ti­nam-se a for­mar re­ser­vas de mo­do a que as se­gu­ra­do­ras pa­guem as indemnizações pro­me­ti­das, sem per­das de ca­pi­tal”, in­di­cou. A res­pon­sá­vel da ENSA afir­mou que a ha­bi­li­da­de do mer­ca­do de se­gu­ros em as­su­mir ris­cos fa­ci­li­ta a com­pra de bens de ca­pi­tal fi­xo (in­ves­ti­men­tos) e de bens du­rá­veis de con­su­mo co­mo au­to­mó­veis e imó­veis, bem co­mo per­mi­te es­ta­bi­li­zar os ren­di­men­tos das fa­mí­li­as di­an­te dos ris­cos di­ver­sos.

“Por meio da pre­vi­dên­cia, que tam­bém é um se­gu­ro, co­brem-se os ris­cos de re­for­ma e de so­bre­vi­vên­cia e com­ple­men­tam-se os pro­gra­mas es­ta­tais de se­gu­ran­ça so­ci­al e as­sis­tên­cia dos go­ver­nos”, apon­tou.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

He­le­na Fran­cis­co ao de­fen­der a dis­se­mi­na­ção dos se­gu­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.