Car­tão in­ter­na­ci­o­nal apre­sen­ta­do pe­la Emis

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Em­pre­sa In­ter­ban­cá­ria de Ser­vi­ços (Emis) apre­sen­tou on­tem, no pri­mei­ro dia da FILDA 2018, o car­tão Uni­on Pay In­ter­na­ci­o­nal, emi­ti­do e car­re­ga­do no es­tran­gei­ro pa­ra aju­dar chi­ne­ses re­si­den­tes em An­go­la o fa­ze­rem tran­sac­ções sem qual­quer res­tri­ção.

Ao fa­lar a im­pren­sa, o pre­si­den­te da co­mis­são exe­cu­ti­va da EMIS, Jo­sé Gu­al­ber­to de Ma­tos, ex­pli­cou que o car­tão re­pre­sen­ta uma im­por­ta­ção de ser­vi­ços por­que, ao en­tre­gar kwan­zas aos por­ta­do­res, o país re­ce­be mo­e­da estrangeira.

“Mais im­por­tan­te é que is­so, é que fle­xi­bi­li­za o am­bi­en­te de ne­gó­cio, tor­na os pa­ga­men­tos mais fá­ceis, se­gu­ros e trans­pa­ren­tes, por­que as pes­so­as não vão tro­car no mer­ca­do pa­ra­le­lo”, de­cla­rou o pre­si­den­te do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da Emis.

Os car­tões da Uni­on Pay In­ter­na­ci­o­nal - um ins­tru­men­to de pa­ga­men­to que tem das mai­o­res ade­sões do mun­do e é acei­te em qua­se to­dos os paí­ses afri­ca­nos já co­me­ça­ram a ser uti­li­za­dos na re­de de Mul­ti­cai­xa, jun­tan­do-se a car­tões in­ter­na­ci­o­nais co­mo o Vi­sa.

“Es­ta­mos a con­cre­ti­zar es­te pas­so na in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção da nos­sa re­de, que tem ca­rac­te­rís­ti­cas uni­ver­sais. De­ve­mos acei­tar to­dos os ins­tru­men­tos de pa­ga­men­to”, de­cla­rou o Jo­sé Gu­al­ber­to de Ma­tos.

O di­rec­tor-ge­ral da fi­li­al afri­ca­na da Uni­on Pay, Lu­ping Zhang, con­si­de­rou que o lan­ça­men­to é re­sul­ta­do de con­ver­sa­ções com a Emis, con­cluí­das com su­ces­so gra­ças a que “qua­se to­dos chi­ne­ses em An­go­la têm de um a qua­tro car­tões” da com­pa­nhia.

A Uni­on Pay pro­me­teu li­qui­dar as ope­ra­ções com os ban­cos an­go­la­nos em dó­la­res, o que sig­ni­fi­ca que irá tra­zer um gran­de vo­lu­me de mo­e­da estrangeira pa­ra o país, afir­mou Lu­ping Zhang.

Os car­tões são emi­ti­dos em 48 paí­ses fo­ra do ter­ri­tó­rio chi­nês e são acei­tes em 168 paí­ses, abar­can­do mais de 26 mi­lhões de co­mer­ci­an­tes e 1,9 mi­lhões de cai­xas au­to­má­ti­cas até à da­ta. Em Áfri­ca há 50 paí­ses ha­bi­li­ta­dos pa­ra acei­ta­ção dos car­tões Uni­on Pay.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.