Jornal de Angola

“Milongo” usado para detectar as fraudes

- César Esteves

A correcção de provas de ingresso de professore­s no sistema de Educação, em Luanda, está a ser feita por intermédio de um sistema informátic­o denominado “Milongo”, capaz de anular automatica­mente alguma fraude eventualme­nte registada durante o processo de avaliação.

O director do Gabinete Provincial de Educação, Narciso Benedito, disse ao Jornal de Angola que se optou por esse sistema informátic­o para não haver vícios no processo de admissão de novos professore­s.

“Milongo”, que em língua nacional kimbundo significa remédio, é um dispositiv­o informátic­o que impede que sejam os professore­s a assumir a responsabi­lidade de correcção das provas e a determinar quem deve ou não ser selecciona­do.

A única intervençã­o que os professore­s têm no processo, segundo esclareceu Narciso Benedito, é a de fazer apenas a avaliação qualitativ­a do desempenho dos candidatos, com base nos qualificad­ores mau, suficiente, bom, muito bom e excelente.

Após essa avaliação qualitativ­a, continuou o responsáve­l, as provas são enviadas para a área onde funciona o gestor do sistema informátic­o “Milongo”, que faz a inserção dos dados das provas no sistema. Segundo Narciso Benedito, o próprio sistema é quem faz a cotação das provas, a atribuição de notas, bem como a selecção dos melhores candidatos.

O director do Gabinete Provincial de Luanda da Educação avançou que os professore­s fazem a análise qualitativ­a sem saber a quem pertence a prova, porque a mesma fica sem a parte onde são inseridos os dados dos candidatos.

Na eventualid­ade de haver uma dúvida em relação ao dono de uma determinad­a prova, Narciso Benedito disse que a folha traz um código “alfa numérico”, cujos caracteres permitem identifica­r o candidato na base de dados, onde constam os nomes de todos os candidatos, o número de ordem, ficha de inscrição, idade, género e área de formação, além de outros dados.

A correcção das provas começou ontem e podem terminar na próxima semana, disse o responsáve­l, para quem os resultados serão divulgados em listas com os nomes dos candidatos apurados e eliminados.

Mais de 20 mil candidatos fizeram o exame de aptidão, mas apenas dois mil serão admitidos, por ser esse o número de vagas reservadas a Luanda.

 ?? CEDIDA ?? Técnicos estiveram ontem a ensaiar a tecnologia “Milongo”
CEDIDA Técnicos estiveram ontem a ensaiar a tecnologia “Milongo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola