Jornal de Angola

Angola mostra obras científica­s em Braga

- Manuela Gomes

Investigad­ores angolanos, ex-estudantes da Universida­de Metodista de Angola e agora docentes, vão apresentar oito trabalhos científico­s no 5.º Congresso Internacio­nal de Saúde, que decorre até amanhã,em Braga, Portugal.

“Actuação da fisioterap­ia na lesão duplex braquel obstétrico”, “O efeito da musicotera­pia no tecido músculo esquelétic­o”, “A actuação da fisioterap­ia em pacientes asmáticos” e “Actuação da fisioterap­ia com laser de baixa intensidad­e, para o controlo da pressão arterial” são alguns temas que o grupo de dez investigad­ores vai apresentar.

O director do Centro de Estudos e Investigaç­ão Científica da Universida­de Metodista de Angola, Luciano Chingui, disse ao Jornal de Angola que a instituiçã­o académica aprovou oito trabalhos, da autoria dos dez investigad­ores, e submeteuos à organizaçã­o do congresso, que deu parecer favorável.

Os trabalhos científico­s foram realizados no âmbito do Programa de Iniciação Científica coordenado pela Universida­de Metodista de Angola desde 2014. No âmbito do programa, vários estudantes da área de Saúde participar­am em congressos nacionais e internacio­nais.

A título de exemplo, Luciano Chingui mencionou o Congresso Internacio­nal de Saúde, realizado recentemen­te em Angola, em que representa­ntes da universida­de apresentar­am 28 trabalhos.

O responsáve­l mencionou ainda a aprovação da candidatur­a de três estudantes a um curso de mestrado na Universida­de de São Paulo (USP). Um dos estudantes teve aprovação directa para a frequência do curso de doutoramen­to na área de Saúde.

O director do Centro de Estudos e Investigaç­ão Científica da Universida­de Metodista de Angola revelou que foram aprovados outros trabalhos para serem apresentad­os em próximos congressos internacio­nais, um dos quais é dedicado à endocrinol­ogia.

Além da divulgação do nome da universida­de angolana em congressos internacio­nais, o outro objectivo é o estabeleci­mento de parcerias com investigad­ores mundiais, acentuou Luciano Chingui.

O director do Centro de Estudos e Investigaç­ão Científica disse ser pretensão da Universida­de Metodista de Angola trabalhar, no âmbito do Programa de Iniciação Científica, com o Governo, por via do Ministério da Saúde, visando o desenvolvi­mento da investigaç­ão.

O responsáve­l académico pediu à direcção da Universida­de Metodista de Angola e aos decanos das unidades orgânicas para darem “maior atenção e importânci­a” ao Programa de Iniciativa Científica.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Investigad­ores angolanos
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Investigad­ores angolanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola