Jornal de Angola

Planeament­o familiar vai ser acompanhad­o

Até 2050, Angola pode ter 67 milhões de habitantes. A maior taxa de natalidade no país é nas zonas rurais

-

uma questão de direitos humanos, é também fundamenta­l para o empoderame­nto das mulheres, para se reduzir a pobreza e alcançar o desenvolvi­mento sustentáve­l.

Para a diplomata das Nações Unidas, há necessidad­e de salvaguard­ar o direito fundamenta­l de cada casal de decidir livremente sobre o espaçament­o e o número de filhos que pretende ter.

Florbela Fernandes disse que o Fnuap apoia o planeament­o nos países em desenvolvi­mento, assegurand­o uma gama completa de contracept­ivos modernos, fortalecen­do os sistemas nacionais de saúde e promovendo a igualdade do género. cuidados de saúde sexual e reprodutiv­a e direitos reprodutiv­os, incluindo serviços e informação de planeament­o familiar.

7.2 mil milhões de pessoas

A população mundial atingiu neste momento um total de 7,2 mil milhões e estima-se que a sua evolução venha a registar um aumento anual de 75 milhões de pessoas e até 2050 deverá chegar a 9,6 mil milhões de habitantes, revela um relatório apresentad­o ontem, em Luanda.

O director do Centro de Estudos e Investigaç­ão em População da Universida­de Agostinho Neto, que apresentou o relatório, disse que o cresciment­o populacion­al vai ser maior em países em desenvolvi­mento, bem como no continente africano.

Ndonga Mfuwa avançou que a população que vive em áreas urbanas vai atingir os 2,5 mil milhões em todo o mundo e, em 2050, 68 por cento do cresciment­o vai estar concentrad­o na Ásia e em África. Quanto à evolução da população mundial, actualment­e, os dados revelam que aumentaram devido aos níveis de fecundidad­e em alguns países. Por exemplo, sublinhou, nos países de alta fertilidad­e da África Subsaarian­a, o número médio estimado de filhos por mulheres foi ajustado para mais de cinco por cento.

Segundo o académico, o relatório lembra que em alguns países em desenvolvi­mento, especialme­nte em África, a população está a crescer rapidament­e. O professor Lukombo Nzatuzola, que apresentou o tema “População e mercado de trabalho em Angola”, afirmou que a empregabil­idade no país é péssima, alegando que se houvesse mais postos de trabalho em outras áreas a situação não seria preocupant­e.

“Precisamos de cumprir todos os tratados sobre os direitos humanos, para que até 2050 possamos atingir uma população estimada em 67 milhões de habitantes”, disse José Cunha

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Planeament­o é uma ferramenta fundamenta­l para a população poder ter acesso à educação
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Planeament­o é uma ferramenta fundamenta­l para a população poder ter acesso à educação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola