Jornal de Angola

Selecções ambicionam conquistar medalhas

- Teresa Luís

Com o objectivo de conquistar o maior número de medalhas, distintas Selecções Nacionais viajam amanhã para Argélia, palco da terceira edição dos Jogos Africanos da Juventude, a decorrer de 18 a 28 do corrente.

As equipas concentram­se hoje no Complexo do Futungo II. Angola faz-se representa­r na competição continenta­l nas modalidade­s de ginástica, ténis de mesa, judo, karaté, andebol, natação, vela, canoagem, remo e atletismo.

Os Jogos são disputados por atletas entre os 14 e 18 anos, e contam com a participaç­ão de 55 países. Com periodicid­ade de quatro anos, os jogos são organizado­s desde 2010, pela Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ACNOA).

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o chefe da missão angolana, Auxilio Jacob, explicou que nesta fase o Comité Olímpico Angolano(COA) está empenhado na aquisição de divisas.

“Estamos a fazer de tudo para conseguirm­os o dinheiro. A nossa delegação é composta por 56 atletas e seis oficiais. Infelizmen­te, por causa da falta de recursos financeiro­s, grande parte das selecções ficou impossibil­itada de trabalhar concentrad­a, com excepção da ginástica. Ainda assim, acreditamo­s numa representa­ção condigna da bandeira de Angola”, garantiu o dirigente.

Questionad­o sobre o orçamento da missão angolana na prova, Auxilio Jacob argumentou: “ainda é prematuro anunciar o valor, isso é da responsabi­lidade do COA”. Além de Angola, disputam os Jogos da Juventude, a Namíbia, Congo Brazzavill­e, Nigéria, Líbia, África do Sul, Senegal, Cabo-Verde, Botswana, Tunísia e o país anfitrião.

 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Judocas angolanos pretendem subir ao pódio na competição
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Judocas angolanos pretendem subir ao pódio na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola