Lu­an­da e Lis­boa acer­tam o fim da du­pla tri­bu­ta­ção

Jornal de Angola - - MUNDIAL -

Uma con­ven­ção pa­ra aca­bar com a du­pla tri­bu­ta­ção en­tre An­go­la e Por­tu­gal es­tá em fa­se de con­clu­são, afir­mou on­tem o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a Cooperação In­ter­na­ci­o­nal e Co­mu­ni­da­des an­go­la­nas, Do­min­gos Vi­ei­ra Lo­pes.

Ao dis­cur­sar na aber­tu­ra do fó­rum em­pre­sa­ri­al pro­mo­vi­do pe­la Câ­ma­ra de Co­mér­cio e In­dús­tria An­go­la-Por­tu­gal (CCIPA), Do­min­gos Vi­ei­ra Lo­pes afir­mou que o acor­do, na for­ma de con­ven­ção, de­ve es­tar con­cluí­do até à vi­si­ta ofi­ci­al a Lu­an­da do pri­mei­ro-mi­nis­tro por­tu­guês, An­tó­nio Cos­ta, em Se­tem­bro.

O documento é con­si­de­ra­do es­sen­ci­al pe­los em­pre­sá­ri­os dos dois paí­ses, que re­cla­mam ain­da um ins­tru­men­to de pro­tec­ção re­cí­pro­ca dos in­ves­ti­men­tos. “Es­tá em cur­so e pra­ti­ca­men­te con­cluí­do o acor­do pa­ra se evi­tar a du­pla tri­bu­ta­ção en­tre An­go­la e Por­tu­gal”, dis­se o se­cre­tá­rio de Es­ta­do, acres­cen­tan­do que tam­bém o Acor­do de Pro­tec­ção Re­cí­pro­ca de In- ves­ti­men­tos “con­ti­nua em ne­go­ci­a­ção”.

“Pen­so que ho­je não anun­ci­a­mos a con­ven­ção e o acor­do de pro­tec­ção de in­ves­ti­men­tos, mas ho­je, aqui, es­ta­mos de for­ma mui­to par­ti­cu­lar e tam­bém sin­gu­lar a as­si­na­lar que os dois go­ver­nos, vi­ven­do um mo­men­to de ex­ce­len­tes re­la­ções, vão dar um pas­so de­ci­si­vo pa­ra pro­mo­ver o in­ves­ti­men­to e o co­mér­cio en­tre os dois paí­ses”, dis­se, por sua vez, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da In­ter­na­ci­o­na­li­za­ção de Por­tu­gal, Eu­ri­co Bri­lhan­te Di­as, ao in­ter­vir no mes­mo fó­rum. Des­ta­cou que a vi­si­ta de An­tó­nio Cos­ta re­pre­sen­ta­rá “uma no­va ener­gia e um no­vo im­pul­so” nas re­la­ções bi­la­te­rais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.