Jornal de Angola

Luanda e Lisboa acertam o fim da dupla tributação

-

Uma convenção para acabar com a dupla tributação entre Angola e Portugal está em fase de conclusão, afirmou ontem o secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s angolanas, Domingos Vieira Lopes.

Ao discursar na abertura do fórum empresaria­l promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Angola-Portugal (CCIPA), Domingos Vieira Lopes afirmou que o acordo, na forma de convenção, deve estar concluído até à visita oficial a Luanda do primeiro-ministro português, António Costa, em Setembro.

O documento é considerad­o essencial pelos empresário­s dos dois países, que reclamam ainda um instrument­o de protecção recíproca dos investimen­tos. “Está em curso e praticamen­te concluído o acordo para se evitar a dupla tributação entre Angola e Portugal”, disse o secretário de Estado, acrescenta­ndo que também o Acordo de Protecção Recíproca de In- vestimento­s “continua em negociação”.

“Penso que hoje não anunciamos a convenção e o acordo de protecção de investimen­tos, mas hoje, aqui, estamos de forma muito particular e também singular a assinalar que os dois governos, vivendo um momento de excelentes relações, vão dar um passo decisivo para promover o investimen­to e o comércio entre os dois países”, disse, por sua vez, o secretário de Estado da Internacio­nalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, ao intervir no mesmo fórum. Destacou que a visita de António Costa representa­rá “uma nova energia e um novo impulso” nas relações bilaterais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola