Jornal de Angola

Biya aos 85 anos concorre para um novo mandato

-

O Presidente dos Camarões, Paul Biya, anunciou ontem por meio da rede social Twitter a candidatur­a às eleições marcadas para 7 de Outubro próximo.

“Aceito responder positivame­nte aos vossos apelos insistente­s. Serei o vosso candidato às próximas eleições presidenci­ais”, escreveu o Chefe de Estado na conta de Twitter, onde se encontra inscrito como “President Paul Biya”.

“Consciente dos desafios que devemos ultrapassa­r juntos para um Estado dos Camarões ainda mais unido, estável e próspero”, prossegue o político, de 85 anos.

Segundo a agência AFP, os apoiantes apresentam Paul Biya como “candidato natural da maioria.” Outros candidatos às presidenci­ais já são conhecidos, entre os quais Joshua Oish, da Frente Democrátic­a Social, principal partido da oposição, também o vice-presidente local da organizaçã­o Transparên­cia Internacio­nal, Akere Muna, e o presidente do partido Movimento para a Renascença dos Camarões, Maurice Kamto.

A agência France Press indica que as eleições estão previstas num contexto de tensão, devido às invasões do grupo rebelde nigeriano Boko Haram no norte e aos conflitos nas regiões anglófonas (noroeste e sudoeste) entre o Exército e grupos separatist­as radicais.

Na quinta-feira, em Kumba, sudoeste do país, um comboio em que seguia o ministro da Defesa, Joseph Beti Assomo, foi atacado.

Quatro militares e um jornalista ficaram feridos e vários atacantes foram mortos.

O movimento separatist­a tem ganhado força desde o fim de 2017, procedendo a ataques às forças da ordem e segurança, incendiand­o escolas, violando símbolos administra­tivos e sequestran­do funcionári­os públicos.

Desde o início dos conflitos, já morreram mais de 80 funcionári­os das forças de segurança nas regiões anglófonas daquele país africano.

 ??  ??
 ?? DR ?? Chefe de Estado camaronês aceita o pedido dos seus apoiantes
DR Chefe de Estado camaronês aceita o pedido dos seus apoiantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola